A palavra “gordura” automaticamente nos remete a ganho de peso e perda da saúde, mas, na verdade, não é bem assim. A gordura boa é um nutriente essencial para o nosso corpo, pois funciona como uma reserva de energia e previne doenças. O que precisamos saber é diferenciar a gordura boa da ruim e saber em quais alimentos devemos procura-las.

“A gordura contém componentes nutricionais importantes, como minerais, ferro e proteínas. Ela está dividida em três grupos: saturadas (bacon, carnes), insaturadas e trans (hidrogenada). As insaturadas incluem ácidos graxos, mono e poli-insaturados (gordura das oleaginosas, abacate, etc) e as saturadas possuem boa qualidade nutricional, já a gordura trans, aquela que está presente no sorvete, bolachas e salgadinhos, ela sim, faz mal e deve ser evitadas”, disse o médico, membro da Sociedade Brasileira de Nutrologia, Wesley Schunk.

“Os alimentos ricos em gordura boa são ótimos aliados do coração, ajudam a prevenir as doenças cardíacas. Eles são encontrados principalmente em grãos, sementes, lácteos e carnes. Entre as gorduras mais saudáveis conhecidas estão o ômega 3, presente nos peixes, e as provenientes de óleos vegetais, importantes para o controle dos níveis de triglicérides e colesterol”, disse.

“É importante sabermos identificar em quais alimentos encontramos a gordura boa, aquela que ajuda a saciar o apetite que nos fornece nutrientes de qualidade. Esse tipo de gordura pode ser consumido sem problema até que a pessoa se sinta saciada”, completou o médico.

Alimentos com gorduras boas:

Abacate – É um dos alimentos mais ricos em gordura boa. A quantidade ideal de consumo é de até meia fruta por dia.

Ovos – Além de gordura, são fontes de proteína. Ingeri-los no café da manhã traz saciedade por mais tempo.

Amêndoas – Ricas em gordura mono e poliinsaturada. O teor calórico é alto, portanto, consumir com parcimônia.

Castanha-do-pará: Apesar de elevado teor calórico, é rica em proteína. Uma unidade por dia ajuda na prevenção do câncer e a retarda o envelhecimento das nossas células.

Peixes: Atum, sardinha, salmão têm a famosa gordura ômega 3. Ela ajuda no combate ao estresse, auxilia na concentração e melhor saúde do coração. O consumo ideal é de duas vezes por semana.

Azeite de oliva: Uma colher de sopa contém cerca de 10 gramas de gorduras boas. Por ser calórico, deve ser consumido com moderação.

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