Dólar Em alta
5,031
19 de março de 2024
terça-feira, 19 de março de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,031

Na Serra, famílias de pacientes doam órgãos e tiram 11 da fila de transplante em 15 dias

Foto: Divulgação/Governo
Foto: Divulgação/Governo

Nos primeiros quinze dias do mês de outubro, quatro pacientes internados no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, foram diagnosticados com morte encefálica, e três famílias autorizaram a doação dos órgãos para transplante. Com essa atitude, essas famílias deram a 11 pessoas a chance de continuar vivendo e de ter qualidade de vida, um gesto de amor e solidariedade.

Uma das famílias que autorizou a doação foi a do Matheus, de apenas 15 anos, que sofreu traumatismo craniano. A mãe recebeu a notícia do falecimento do filho e disse ter “perdido o chão”. “Eu nunca pensei que fosse enterrar um filho, essa não é a ordem da vida. O Matheus era um menino doce, muito amoroso comigo, e saber que o coração dele bate no peito de outra pessoa me conforta, me faz acreditar que nada foi em vão”, contou a mãe, Vanuza Cantão.

Do Matheus foram doados rins, fígado, coração e córneas. “Meu filho já não está mais comigo, mas eu poderia salvar a vida do filho de alguma mãe desesperada. Essa sensação de amor ao próximo não tem preço”, completou Vanuza.

Segundo a enfermeira referência da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Daniela Souza, o hospital costuma registrar um doador de múltiplos órgãos por mês, e chamou a atenção da equipe o fato de três, entre quatro famílias, terem autorizado a doação em apenas quinze dias.

“Atribuímos esse resultado à intensa disseminação de informações no último mês pela campanha Setembro Verde. Realizamos muitas ações de esclarecimento e de incentivo à doação de órgãos aqui no hospital. E o assunto também ganhou grande destaque na imprensa, o que estimula as pessoas a repensarem seu posicionamento. Este é um assunto sobre o qual precisamos conversar em casa para deixar a nossa vontade clara, de forma que a família não tenha dúvidas na hora de tomar a decisão”, comentou Daniela.

Ela explicou que pacientes potenciais doadores são acompanhados pela CIHDOTT e as famílias recebem todo o suporte necessário. “Entendemos que o momento é de luto, de difícil compreensão e de muitos questionamentos, por isso, estamos sempre por perto. O apoio nessas horas é fundamental para superar a perda e para que entendam que outras pessoas podem ser salvas por um gesto de amor”, disse a enfermeira da CIHDOTT do Hospital Dr. Jayme.

Saiba mais

Dos três pacientes cujas famílias autorizaram a doação dos órgãos para transplante, dois estavam em condições clínicas para efetivamente doar. No total, foram captados coração (01), rim (04), fígado (02) e córneas (04). Todos os órgãos foram transplantados em pacientes aqui mesmo no Espírito Santo.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas