Dólar Em baixa
5,148
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em baixa
5,148

Na Serra, 76 mulheres se inscrevem para combater violência dentro de casa

Programa é realizado em outros estados do país, como o Rio Grande do Sul
Programa é realizado em outros estados do país, como o Rio Grande do Sul

Setenta e seis mulheres se inscreveram nesta segunda-feira (18), primeiro dia de inscrição, para participar da seleção do projeto Mulheres da Paz, no qual 50 moradoras dos bairros Jardim Carapina e Boa Vista serão escolhidas e treinadas para serem líderes e mediadoras entre a comunidade e a prefeitura nas ações de promoção da cultura de paz.

Por meio do projeto, realizado pela Secretaria de Defesa Social (Sedes), as participantes irão identificar situações de violência em seus bairros, propor a resolução de conflitos e orientar outras mulheres sobre como sair de uma situação de violência doméstica, além de incentivá-las a realizar cursos.

As inscrições gratuitas para participar do processo seletivo do Mulheres da Paz vão até esta sexta-feira (22) e devem ser feitas das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no Cras/Cai, que fica na rua Salvador, s/n, Jardim Carapina. As participantes precisam ter, no mínimo, 18 anos; serem moradoras de Jardim Carapina ou Boa Vista e apresentarem comprovante de renda familiar de até dois salários mínimos, entre outros requisitos.

A bolsa-auxílio do programa é de R$ 190 para participar da formação e o trabalho das mulheres selecionadas será: identificar situações de conflito e vulnerabilidade social; visitar e acompanhar dez famílias do seu território; realizar palestras e oficinas que estimulem a cultura da paz; e orientar mulheres vítimas de violência sobre a Lei Maria da Penha, entre outros.

Uma das inscritas é a doméstica Andressa Morais Rosa, de 19 anos, moradora de Jardim Carapina.”Achei o projeto importante. Se selecionada, vou poder orientar outras mulheres. Minha mãe já sofreu violência doméstica, por isso quero ajudar”, disse a jovem, que, no momento, está desempregada e com a bolsa ofertada pelo programa poderá complementar a renda.

A operadora de telemarketing Valdirene Jesus dos Santos, 41 anos, também se inscreveu para a seleção. Ela, que também é de Jardim Carapina, acredita que com o projeto poderá ser uma ponte para outras mulheres do bairro melhorarem de vida, por meio da capacitação profissional.

O resultado final do Mulheres da Paz será divulgado no dia 17 de julho e o treinamento começa no dia 6 de agosto.

Jovens

Outro projeto da Sedes é o Protejo, por meio do qual 75 jovens de 15 a 24 anos, também moradores de Jardim Carapina e Boa Vista, vão ser selecionados para ajudar a prevenir e a reduzir a violência em suas comunidades.

Os jovens selecionados vão participar de um curso de formação que inclui aulas de qualificação profissional, teatro, dança e música, informática, sexualidade, prevenção ao uso de drogas, entre outras. Ao participar, os jovens vão receber uma bolsa-auxílio de R$ 100 mensais.

As inscrições gratuitas para o processo seletivo serão realizadas dos dias 25 a 29 de junho, no Cras/Cai, que fica na rua Salvador, s/n, Jardim Carapina. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, e das 14 às 17 horas. O resultado final será divulgado no dia 19 de julho e o treinamento começa no dia 6 de agosto.

O técnico do Departamento de Segurança Pública (Desep), setor da Sedes responsável pela elaboração e coordenação dos projetos, Wemerson Nogueira, explica que a secretaria já está se preparando.

A empresa Gradux vai executar os dois projetos por meio de uma equipe multidisciplinar. “Apresentamos à empresa os parâmetros nacionais dos dois projetos e discutimos questões relativas à seleção da equipe técnica e do curso de capacitação à qual ela será submetida”, explica Nogueira.

Os dois projetos são realizados em parceria com o governo federal.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas