Dólar Em baixa
5,207
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,207

Na luta contra o câncer cuidados com a beleza podem ser aliados

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/07/29/1_dsc_8694-32069.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'51f68dacdafd0', 'cd_midia':32068, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/07/29/1_dsc_8694-32068.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Dayana Souza', 'ds_midia_titlo': 'tratamento de beleza contra o câncer', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '300', 'cd_midia_h': '200', 'align': 'Left'}A beleza como o tratamento contra o câncer. É isso que propõe o Núcleo Especializado em Oncologia (Neon), que iniciou nesta segunda-feira (29) o Projeto Beleza e Terapia, com a realização de workshops de beleza nos pacientes em tratamento do câncer na clínica.

Segundo a psico-oncologista do Neon Letícia Carvalho, o projeto atenderá pacientes fazendo quimioterapia no dia evento e os que se inscrevem no workshop e no dia vão até a clínica, mas não fazem a infusão do quimioterápico. O evento acontecerá uma vez por mês.

A psicóloga destacou a importância da atenção dada ao emocional do paciente no período de tratamento. “Muitos pacientes tem que fazer infusão do quimioterápico toda semana e ficam o dia inteiro aqui e é comum a queixa deles dizendo que só vivem pra fazer quimioterapia então nós tivemos a ideia de trazer alguns elementos do dia a dia para dentro da quimioterapia, como a rotina de beleza da mulher, já que muitas perdem esse estímulo de se cuidar devido às reações do tratamento, como a queda do cabelo por exemplo.”

Ela também acrescentou como que esse workshop pode ajudar no tratamento dos pacientes. “O foco não é fazer o paciente esquecer que tem a doença, porque essa não é a solução do problema. O que a gente quer passar é que o paciente pode sim fazer o tratamento, lidar com a doença sem perder a vontade de viver e a autoestima.”

Os pacientes receberam a novidade com bastante surpresa, mas, principalmente, com boas expectativas. A aposentada Eliana Reis da Silva, 61, que está tratando de um câncer de mama há três meses na clínica, contou como foi a experiência de participar desse projeto. “Esse projeto é muito importante porque muitas vezes a gente fica desanimada, se sente feia por causa da pele, da queda do cabelo, e ele faz com que a gente enxergue que essa parte do tratamento é só uma fase que vai acabar e nós podemos passar por ela fazendo as mesmas coisas que fazíamos antes de ter a doença.

Eliana também destaca o apoio dos profissionais no tratamento. “Os médicos nos passam muita segurança e confiança no tratamento. São três pilares importantes: a quimioterapia, claro, o apoio psicológico recebido durante o tratamento e a fé, saber que tem um ser superior zelando por você” e ela finaliza dizendo que “cada dia que a gente vive sem sorrir é um dia perdido.”

A psicóloga Francisléia Ramos, 48, tinha um motivo a mais pra se alegrar “Eu acabei de receber a notícia que já estou curada do câncer e estou muito feliz. Esse apoio psicológico que a gente recebe nos impulsiona a seguir o tratamento e acreditar na cura da doença. O segredo é você não se tornar vítima da doença, mas lutar contra ela. Não ficar perguntando ‘por que eu?’ e encarar de frente os desafios.”

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/07/29/1_dsc_8710-32073.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'51f68dab79d06', 'cd_midia':32065, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/07/29/dsc_8710-32065.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Dayana Souza', 'ds_midia_titlo': 'tratamento de beleza contra o câncer', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '400', 'cd_midia_h': '602', 'align': 'Right'}Os pacientes tinham uma equipe de maquiadores à disposição na clínica durante todo o dia. Uma das maquiadoras do evento é a Mariane Bayern, que contou como foi a experiência. “A maquiagem trabalha diretamente com a autoestima da mulher e aqui nós temos a prova concreta disso. É encantador vê-las se olhando no espelho e se achando lindas, isso faz valer a pena toda a nossa dedicação.”

A maquiadora também ressaltou que os pacientes em tratamento não tem nenhuma restrição ao uso de maquiagem. “Os pacientes podem usar maquiagem tranquilamente, eles estão sujeitos à alergias aos produtos como qualquer outra pessoa, mas não pelo fato de estarem em tratamento.” Disse.

O médico oncologista Wesley Vargas Moura ressaltou a importância do lado psicológico no tratamento. “Nós associamos o tratamento quimioterápico ao tratamento também do psicológico do paciente que tem a doença. Mostramos aos pacientes que ficar careca não te deixa mais feio. A beleza vem de dentro, se o paciente se sente bonito, se sente bem, isso é demonstrado na aparência.”

O workshop acontecerá uma vez por mês nas unidades de Vitória e Serra e cada uma terá um tema diferente, sempre focado em trazer hábitos da rotina do paciente para o momento da quimioterapia.

(por Jéssica Alves Maciel – [email protected])

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas