Dólar Em alta
5,132
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,132

Mutirão terá cirurgias, atendimento clínico e ações educativas

O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) montou uma grande mobilização para realizar, em um intervalo de apenas 12 horas, 48 procedimentos cirúrgicos, atendimentos clínicos e ações educativas em saúde para o público em geral. As ações ocorrem na quarta-feira (31), como parte da segunda edição do Mutirão nacional da Rede de hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Os pacientes que farão procedimento cirúrgico já foram selecionados. Para pessoas interessadas em fazer parte de algum programa, receberá informação de como devem proceder nas ações educativas.

No Hucam, serão realizados, das 7h às 19h, 48 procedimentos cirúrgicos: 34 vasectomias, 10 laqueaduras e quatro cirurgias bariátricas. Trata-se de um grande esforço nacional, que envolve mais de 3.700 pessoas em 39 unidades da rede.

Ações educativas

Apenas no Hucam, no hall dos ambulatórios, haverá 11 ações educativas ao longo do dia. Os temas escolhidos são ligados aos principais serviços de excelência do Hucam. Doação de órgãos, higienização das mãos, incentivo a amamentação materna, saúde ginecológica, gerenciamento de resíduos, combate ao tabagismo, saúde bucal são alguns dos assuntos abordados. Haverá ainda ações que vão explicar ao público assuntos sobre a rotina do hospital, como a importância do acompanhante no tratamento de pacientes internados, o relaxamento pré-cirurgia e o papel da Ouvidoria dentro de um Hospital Universitário com serviços 100% custeados pelo Sistema Único de Saúde.

No dia anterior

Como parte do mutirão, um dia antes, na terça-feira (30), a Unidade do Centro de Visão do hospital vai realizar 37 aplicações do medicamento Avastin. O remédio de alto custo é distribuído pelo SUS e serve para tratar pacientes que tiveram perda de visão por doenças provocadas pelo crescimento anormal de vasos sanguíneos na retina.

Sobre o mutirão da rede Ebserh

O 2º Mutirão Nacional da Rede de hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) disponibilizará mais de 8 mil procedimentos, o que equivale ao dobro de atendimentos realizados na primeira edição, em novembro do ano passado. A iniciativa contará com a participação de todos os 39 hospitais universitários filiados à estatal, nas cinco regiões do País.

As unidades oferecerão cirurgias, exames, consultas e ações educativas que têm como objetivo reduzir a demanda reprimida nas unidades e no Sistema Único de Saúde (SUS). Mais de 3.700 pessoas estão envolvidas nas atividades do Mutirão incluindo médicos, enfermeiros, demais profissionais da área assistencial e administrativa, entre outros.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas