Dólar Em baixa
4,985
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em baixa
4,985

Mutirão para tratamento de deformações faciais

por Leone Oliveira – [email protected]

Embora o nome seja complicado, cerca de 10% da população brasileira possui alguma doença bucomaxilofacial. Elas consistem em deformações, traumas, lesões e anomalias da face, que precisam ser corrigidas com procedimento cirúrgico, em muitos casos.
Neste sábado (15), os pacientes capixabas do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão comparecer ao Mutirão Bucomaxilofacial, onde terão a oportunidade de realizar cadastramento e agendamento de cirurgias, de acordo com a gravidade e urgência de lesões ou deformidades. A ação acontece na Santa Casa de Misericórdia, em Vitória, de 8h às 12h.
De acordo com o Dr. Raphael Coser, coordenador do serviço de cirurgia bucomaxilofacial da Santa Casa de Misericórdia e coordenador do mutirão, o serviço é um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Santa Casa. “Nenhum local conseguia gerar esse tipo de cirurgia para pacientes do SUS. É uma iniciativa pioneira”, conta.
O serviço atende pessoas com traumas faciais causados por acidentes de trânsito ou esportivos, quedas ou agressões; patologias da cavidade bucal, como cistos; além de deformidades dentofaciais – alterações na mordida e da estética facial devido a mudanças no desenvolvimento dos ossos da face, sobretudo maxilar e mandíbula. Para ser atendido é necessário levar o cartão do SUS e documento de identificação com foto.
A estimativa é que cerca de 200 pessoas compareçam ao mutirão. Para atender a toda essa demanda, foi formada uma equipe com três cirugiões-dentistas e um fisioterapeuta, todos eles da Santa Casa. “Serão feitas avaliações iniciais para possíveis cirurgias. Todos os pacientes que forem na triagem serão atendidos”, afirma.
O coordenador estima que serão realizadas 20 cirurgias por mês, todas gratuitas. Além dos procedimentos ortognáticos (correção da mandíbula e maxila), será realizado tratamento da Anquilose da ATM (incapacidade de abrir a boca).
Nesse serviço não estão englobados o implante dentário e o enxerto ósseo. As cirurgias começam ainda este mês, na Santa Casa, e serão priorizados os casos mais graves.
Doenças bucomaxilofaciais que serão observadas no mutirão
– Traumas da região bucomaxilofacial: fraturas de mandíbula, maxila, osso zigomático (maçã do rosto), dentre outros;
– Cirurgia ortognática para a correção do posicionamento da mandíbula e maxila. Pacientes com a mandíbula retraída podem se beneficiar funcionalmente e esteticamente de um posicionamento mais anterior da base óssea. De forma inversa, aqueles pacientes que possuem o queixo para frente também podem se beneficiar com o procedimento;
– Tratamento odontológico exclusivamente cirúrgico do paciente com necessidades especiais. Nessa classe de pacientes englobam aqueles que se beneficiariam do tratamento no âmbito hospitalar, seja por segurança (pressão alta, diabéticos, pacientes portadores de desordem de sangramento) ou por dificuldade comportamental (pacientes sindrômicos);
– Tratamento cirúrgico das patologias da cavidade oral (cistos e alterações ósseas da cavidade oral); e
– Anquilose da ATM (incapacidade de abrir a boca).
Serviço
Mutirão Bucomaxilofacial
Dia: Sábado (15)
Horário: 08h às 12h
Local: Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória
Para ser atendido é necessário apresentar o cartão do SUS e um documento de identificação com foto.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas