Asilo Velhos Vitória
Asilo tem 75 moradores, 30 deles estão acamados (Foto: Reprodução/Web)

Nas próximas quinta e sexta-feira (09 e 10), médicos, residentes e funcionários do Hospital Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) realizarão atendimentos aos idosos do Asilo dos Velhos de Vitória.

As ações, nas áreas da Odontologia, Radiologia, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço social, são parte do 3º Mutirão Solidário, realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospital
ares (Ebserh), que gerencia os hospitais universitários em todo o país. .

Todas as atividades acontecerão no asilo e têm por objetivo levar um melhor acolhimento à saúde dos idosos e melhorando com os cuidados o seu processo de envelhecimento.

O Asilo abriga hoje 75 idosos; desses, cerca de 30 são acamados. Segundo a chefe da Divisão de Gestão de Cuidados, Léia Damasceno de Aguiar Brotto, “é sabido que a condição de mobilidade desses, somada à debilitação que a idade os proporciona e ao abandono da grande maioria por parte de seus familiares cria um cenário de extrema de carência física e emocional. A intervenção do Hucam nessa comunidade visa melhorar a qualidade de vida de idosos e cuidadores e promover interação por meio de atividades lúdicas”, destacou.

Na parte educacional serão realizadas oficinas com cuidadores e equipe assistencial, contendo principais temas sobre o cuidado, a abordagem e a mobilização dos idosos, ergonomia visando inclusive melhorar a qualidade de vida dos cuidadores. Também haverá atividades lúdicas, no intuito de promover bem-estar, sociabilidade e melhorar a mobilidade desses idosos, como dança de salão, artes, e entretenimento no geral.

Já estão envolvidos em torno de 60 voluntários, entre profissionais assistenciais, administrativos, preceptores, graduandos e residentes.

Campanha

O Asilo de Vitória é uma entidade civil, beneficente e sem fins lucrativos. Sobrevive de uma verba municipal da Secretaria Municipal de Assistência Social e de doações de outras instituições.

Por isso o Hucam está fazendo uma campanha de doação de fraldas geriátricas. Quem puder ajudar é só entregar o material no Hucam, até um dia antes do Mutirão Solidário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *