Dólar Em alta
5,016
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,016

Mutirão de cirurgias vai oferecer a realização de 8.420 procedimentos gratuitos

Mutirão de cirurgias (2)

Cerca de 8.420 pessoas poderão realizar procedimentos cirúrgicos vasculares (varizes), ginecológicos e de reconstrução mamária através de um mutirão de cirurgias eletivas (que não são de urgência). O mutirão foi anunciado na tarde desta terça-feira (03), em uma solenidade no Palácio Anchieta com a presença de representantes dos 13 hospitais que oferecerão os atendimentos.

São hospitais de Vitória, Vila Velha, Domingos Martins, Santa Leopoldina, Venda Nova do Imigrante, Itapemirim, Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul, Colatina e Nova Venécia. Municípios estes, que segundo o secretário de saúde, Ricardo de Oliveira, serão os responsáveis pela escolha e comunicado dos contemplados para a fila de procedimentos cirúrgicos.

“Para você que é munícipe, cidadão capixaba que quer participar desse mutirão tem que procurar o seu município, pois é ele que vai te inscrever nesta fila única que nós montamos para o estado e os municípios” explica o secretário.

A princípio foi feita uma programação para quem já está na fila mas é possível que parte de quem está nesta fila não precise efetivamente da cirurgia, então pode aparecer uma possibilidade de ao longo do tempo ir atendendo novas pessoas.

Serão cerca de R$14 milhões investidos pelo governo do estado para a realização das mais de oito mil cirurgias gratuitas. Os procedimentos são voltados para pacientes que já realizaram os exames especializados e receberam encaminhamento para cirurgia. Em relação ao início das cirurgias, as de oftalmologia já iniciaram após o lançamento de outro mutirão no mês de junho, já das outras áreas devem ser iniciadas na primeira quinzena de Julho.

Das 8.420 cirurgias oferecidas gratuitamente, serão 4.492 na área de ginecologia, 3.328 vasculares e 600 de reconstrução mamária. Confira os hospitais credenciados para a realização dos procedimentos:

  • Santa Casa de Misericórdia de Vitória
  • Hospital Evangélico de Vila Velha
  • Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt – Domingos Martins
  • Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam) – Vitória
  • Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim
  • Hospital Padre Máximo – Venda Nova do Imigrante
  • Hospital Nossa Senhora da Penha – Santa Leopoldina
  • Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim
  • Hospital Evangélico de Itapemirim
  • Hospital Apóstolo Pedro – Mimoso do Sul
  • Santa Casa de Misericórdia de Colatina
  • Hospital São José – Colatina
  • Hospital São Marcos – Nova Venécia

Os pacientes contemplados serão comunicados pelo próprio município sobre a data de avaliação com o cirurgião do hospital onde deverá levar os exames realizados anteriormente e sobre os exames complementares e pré-operatórios, que também serão custeados pelo governo. Os que ainda não possuem diagnóstico deverão seguir o fluxo comum do Sistema único de Saúde (SUS) para realizar o tratamento.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas