Dólar Em alta
5,167
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em alta
5,167

Mutirão de cirurgias no Hucam beneficia pacientes do ES

Foto: reprodução
Foto: reprodução

Vasectomias, laqueaduras e cirurgias bariátricas. Tudo isso está sendo oferecido realizado no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), nesta quarta-feira (31). No total serão 48 procedimentos cirúrgicos durante as 12 horas de mobilização. O evento teve início às 7 horas e vai até às 19h.

Além das cirurgias, também serão oferecidos ao público atendimentos clínicos e ações educativas com os temas: doação de órgãos, higienização das mãos, incentivo a amamentação materna, saúde ginecológica, gerenciamento de resíduos, combate ao tabagismo e saúde bucal, também serão abordados.

De acordo com o superintendente da Hucam Luiz Alberto Sobrau, esse é segundo mutirão da empresa Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Vão ser feitos oito mil procedimentos no Brasil todo. O mutirão é um forma de gestão da oferta para procedimento que tem um demanda muito maior do que sua capacidade operacional de atender. Por isso estamos aproveitnadp o dia para fazer uma serie de ações educativas na área de saúde.

Sobrau frisa que dos 48 procedimentos, 34 será referente as vasectomias, número que levaria cerca de quatro meses para serem  realizadas, 10 laqueaduras, que levaria aproximadamente dois meses e quatro cirurgias bariátricas. “Isso vai diminuir nossas filas e fazer frente a esses desafios que tem um número grande nas filas de espera”, afirma.

De acordo com a gerente de ensino e pesquisa, Carolina Anhoque as ações educativas são uma inovação nesse segundo mutirão. “Quem ganha com isso é a população, com serviços com mais qualidade, tratamentos realmente na ponta, com o que tem de novo, trabalhando a informação mais precisa para aquele usuário. A ideia de trabalhar com ação educativa é para ir além do tratamento de doenças, então a gente faz a promoção da saúde já que temos um público de mais de mil pessoas”, explica.

A comerciante Rosiele Vieira, diz que aprendeu bastante no mutirão. Ela foi com um pensamento e voltou com outro. Tirou todas as dúvidas relacionadas ao corpo feminino e decidiu mudar a rotina. “Foi muito importante. Tive a oportunidade de aprender e a cuidar do meu corpo”, explica.

A babá Delza Bandeira, ficou há quase três anos esperando por uma cirurgia bariátrica e conseguiu realiza-la por meio do mutirão. “É um sonho. Eu poderia procurar outros meios, mas envolve minha saúde. Eu já estive aqui, porque sou uma paciente que só operaria com risco cirúrgico. Então vim, tive alta e agora me chamaram. Então acredito que foi o mutirão que me deu essa oportunidade”, ressalta.

https://www.youtube.com/watch?v=IytiekiZTWQ

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas