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quinta-feira, 28 de março de 2024

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Multas na faixa de ônibus, em Vitória, só serão aplicadas a partir de março

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Por enquanto, motoristas de carro e moto podem transitar pela linha verde sem aplicação de multas. Foto: Thais Rossi

A linha verde, faixa exclusiva para ônibus na Avenida Dante Michelini, em Vitória, estará em funcionamento a partir desse mês de fevereiro. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), nos primeiros 30 dias não serão aplicadas multas para o motorista que ultrapassar a faixa.

Passado o primeiro mês, o automóvel que transitar nela estará cometendo infração de trânsito média, com multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A linha verde é uma faixa com extensão de 3,8 quilômetros entre o píer de Iemanjá e o cruzamento da Dante Michelini com a Norte-Sul (sentido Jardim Camburi), exclusiva para ônibus Ela será fiscalizada por 16 câmeras num trabalho de educação e conscientização de motoristas. A via passa então a funcionar com duas faixas para o tráfego de carros e motos.

Segundo a prefeitura de Vitória, a Linha Verde ganhará placas e sinalização horizontal, com pintura no pavimento de legendas como “Linha Verde” e “Só ônibus”. A faixa vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h. O modelo já é adotado na Avenida Desembargador Santos Neves, na Praia do Canto.

Motoristas

Os motoristas da capital divergem sobre a funcionando da linha verde. O empresário Roni Almeida, por exemplo, é contrário à nova medida. Ele acha que isso pode gerar engarrafamentos no local. “Acho que não seria muito legal, devido aos engarrafamentos. Vai dificultar ainda mais para quem anda de carro. Seria melhor continuar do jeito que está ou fazer uma quarta faixa”.

Um engenheiro aposentado, que preferiu não se identificar, disse ser morador de Vitória há 40 anos. Segundo ele, nas grandes capitais a faixa verde já existe, entre elas na cidade de Curitiba. “É uma avenida que só passa ônibus, um indo e outro voltando. É fantástico! Em Vitória infelizmente não tem como fazer isso, mas acho a questão da faixa verde uma opção que funciona bem em horários de pico. Temos que usar essas alternativas. Não vejo outra. A não ser pela água, que está caro”.

O empresário Ronaldo Regazio considera a medida positiva. Ele acha que carros e ônibus não transitando juntos pode diminuir os acidentes e gerar mais segurança na via. “Sou a favor da faixa. Acho que não vai mudar nada, simplesmente o transito vai funcionar melhor. Os ônibus querendo não, pelo fato de pararem entre os pontos, atravancam o transito”.

O vendedor Nilton Ribeiro acha que diminuir uma faixa pode piorar o trânsito. “Para os motoristas de carro vai piorar e melhorar para os de ônibus. Deixar o carro em casa seria uma opção”.

 

 

 

 

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Comentários
  1. Não há tráfego de ônibus na orla que justifique esta medida.
    O que deveria ser monitorado é se os ônibus estão circulando fora de suas faixas, atrapalhando o trânsito.
    A medida vai piorar o trânsito de carros e motos, pois vai restringi-los a apenas 2 faixas.
    A intenção parece mais interessada em arrecadação $$$$!

  2. Isso é para os ônibus da Vix que levam os funcionários da Vale passarem mais rápido. Não justifica o dia inteiro isso. Até porque eles fazem filas duplas e até triplas pela manhã e a tarde. Grandes cidades tem faixas exclusivas, mas tem também as que funcionam em horários predeterminados. Poderia ser uma saída.

  3. Péssima ideia! Não existe trânsito ruim naquele sentido, no máximo uns minutos perdidos. A cabeça não pensante que tomou a decisão merece um prêmio. E as associações de moradores dos bairros afetados? Onde estão? O próprio horário estabelecido demonstra a falta de conhecimento dos responsáveis. Uma decisão que prejudicará mais uma vez o morador de Vitória. O fato sugere objetivo de arrecadação.

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