defesa pessoal

Mais de 500 mulheres brasileiras são vítimas de agressão física a cada hora, de acordo com levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Uma notícia ruim em pleno mês da mulher. A boa notícia é que, durante todo o mês de março, sete academias capixabas de krav maga, a defesa pessoal israelense, estão oferecendo aulas grátis para mulheres a partir dos 14 anos de idade.

O objetivo, além de divulgar a arte marcial, é mostrar que a modalidade é eficiente para que as mulheres estejam mais atentas no seu dia a dia e que é possível se defenderem em qualquer situação, mesmo contra agressores maiores ou mais fortes.

A programação será a mesma para todas as academias credenciadas pela Federação Sul Americana de Krav Maga no Brasil, Argentina e México. No Espírito Santo, as academias credenciadas estão situadas nos municípios de Vitória (2), Vila Velha (3), Serra (1) e Colatina (1). Os exercícios ensinados irão simular os tipos de ataques mais frequentes para elas: roubo de bolsa, agressão, puxão pelo braço ou pelo cabelo, enforcamento, estupro, entre outros.

Veja como funciona:

“Em cada aula a gente vai ter um tema específico, com ênfase nessas agressões, principalmente que podem acontecer com as mulheres. O agressor busca primeiro a vítima mais fácil. Então em geral como a mulher é mais frágil, ele vai ter um olhar preferencial pra ela. Então você tem uma situação do dia a dia de roubo de celular, de bolsa, essas coisas. E tem uma outra linha, que é agressão física, que infelizmente acontece muitas vezes por pessoas conhecidas, às vezes dentro de algum relacionamento. Também nessas situações a gente tem o que fazer”, afirma o mestre Marcelo Farinelli, que ministra a defesa pessoal israelense nas academias Ponto 1 e Villa Fight, em Vila Velha; e na Vitória Sports e Berverly Hills, em Vitória.

Ele completa: “Nosso objetivo é que as mulheres percebam que elas podem se prevenir contra a violência, mudando a forma com que elas lidam com o medo e com sua autoestima”.

Autoconfiança

De acordo com ele, os benefícios do krav maga vão muito além de aprender a se defender. Por meio dos treinos, as mulheres aprendem a superar obstáculos físicos e mentais, adquirem coragem e autoconfiança, equilíbrio emocional, e mudam a postura frente à vida e ao seu oponente.

“Hoje em dia temos entre 30 e 40% de mulheres nas turmas. Elas têm se integrado bem às nossas turmas justamente pela facilidade e eficiência da técnica, que consegue garantir a resposta a qualquer tipo de agressão independente de tamanho, peso ou força. Já nos primeiros seis meses de treino, você vê nitidamente um ganho de autoconfiança e uma mudança de postura, principalmente nas mulheres”, observa Farinelli.

A promoção do mês da mulher já começou desde 01 de março. As mulheres interessadas devem ter 14 anos ou mais e deverão obter um convite para um mês de treinamento gratuito nas academias credenciadas. “Vão ser aulas mais dinâmicas bastante voltadas pra esses temas específicos para as mulheres. Pra quem ainda não tem contato com os nossos alunos, basta somente ir às academias, pegar o convite, preencher e já começar a fazer as aulas”, concluiu Farinelli.

KRAV MAGA GRATUITO PARA MULHERES EM MARÇO:

Titans Combat (instrutor: Vitor Lima)
R. Castro Alves, 51 – Parque Res. Laranjeiras, Serra – ES, 29165-330
(27) 3099-7699
Segundas e quartas às 20h30

Academia Oxigênio (instrutor: Gian Pierozzi)
Rua Santa Maria, 176, Centro – Colatina – ES
(27) 3120-0808
Segundas e quartas às 19h

Academia Moviment (instrutor: Renato Bigossi)
Rua Gastão Roubach, Praia da Costa – Vila Velha – ES
(27) 3299-2654
Segundas e quartas às 21h

Academia Ponto 1 (professor: Marcelo Farineli)
Av. Antônio Gil Veloso, 2412 – Praia da Itapoa, Vila Velha – ES
(27) 3349-0202
Segundas e quartas às 20h30 ou sábados às 8h

Academia Villa Fight (professor: Marcelo Farineli)
Avenida Luciano das Neves, 389, Centro/Prainha – Vila Velha – ES
(27) 3535-0353
Segundas e quartas às 18h

Academia Beverly Hills (professor: Marcelo Farineli)
Avenida Rosendo Serapião de Souza e Filho, 178 , Bairro República – Vitória – ES
(27) 3325-0818
Terças e quintas às 17h e 18h

Academia Vitória Sports (professor: Marcelo Farineli)
Avenida Rio Branco, 1517, Praia do Canto – Vitória – ES
(27) 3315-6511
Terças e quintas às 20h ou sábados às 10h30

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *