_Capa-ELASNo dia 15 de julho, sábado, a partir das 16h30, o Museu Capixaba do Negro (Mucane), em Vitória, recebe o lançamento do livro “Elas em Órbita”. A obra é uma coletânea com textos de 17 autoras e é resultado de uma série de oficinas literárias realizadas pelo coletivo Boas de Prosa, através do Projeto Elisas. O evento terá entrada franca e, no dia, serão distribuídos gratuitamente 30 exemplares por ordem de chegada. A ilustração da capa é de autoria da artista Isabela Bimbatto.

Além de contar com os textos das organizadoras Isabella Mariano e Juane Vaillant e das assistentes Aline Valentim Miranda e Tamyres Batista Costa, o livro apresenta os trabalhos de Ágatha Rany da Rocha Ramalhete; Allainy Maria de Jesus Silva; Andressa de Jesus de Souza; Brenda de Almeida Rodrigues; Dhienifer Iris Rossi Souza; Gabriella Christina Nunes Sant’Ana; Gislaine Queiroz dos Reis; Karine Alves; Kricia Oliveira Sampaio; Laissa Silva Rodrigues; Layza Nunes Martins; Luzia Campbell Uchôa; e Thálita Sampaio.

Entre contos e poemas, “Elas em Órbita” reúne 48 textos de meninas e mulheres das mais diferentes idades. O prefácio é assinado pela escritora Sarah Vevloet. O objetivo da coletânea é justamente poder dar voz a essas meninas que carregam consigo o sonho de se tornarem grandes escritoras. A noite de lançamento contará ainda com sarau literário e música ao vivo com a cantora Katarina Lopes.

Projeto Elisas
Elaborada e pensada pelo Boas de Prosa, Elisas é uma oficina literária para meninas que possui o objetivo final de contribuir para a formação de jovens e adolescentes que desejam conhecer mais sobre literatura, mercado editorial e escrita literária, com foco no estímulo de suas criatividades e identidades.

O curso compreendeu cinco módulos, realizados entre março e abril de 2017 em Vitória, e foi ministrado pelas escritoras Isabella Mariano e Juane Vaillant, ao lado das assistentes Aline Miranda e Tamyres Batista Costa. Durante as aulas, abordou-se não só a relação entre mulher e literatura, bem como questões relacionadas ao mercado editorial e à produção literária. As meninas tiveram a oportunidade de praticar a escrita e isso resultou na publicação de uma obra conjunta.

O nome Elisa foi escolhido para intitular o projeto como uma referência à escritora, atriz e cantora Elisa Lucinda, nascida na cidade de Cariacica, no Espírito Santo; que em seus textos frequentemente expõe vivências e traços da identidade da mulher negra brasileira.

Esta primeira edição do projeto contou com recursos do Fundo Estadual de Cultura do Espírito Santo, da Secult-ES, por meio de projeto contemplado pelo Edital 004/2016 – Coletivos Artísticos Juvenis.

Lançamento: Elas em Órbita
Data: 15 de julho (sábado)
Horário: das 16h30 às 21h
Local: Mucane (Avenida República, 121, Centro, Vitória)
Entrada franca

Programação
16h30 – Abertura
17h às 18h – Música com Katarina Lopes
18h às 19h – Sarau com as alunas do projeto
19h às 20h – Música com Katarina Lopes
20h às 21h – Sarau + Encerramento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *