Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

MPES investiga organização criminosa que se apropria de imóveis rurais

grilagemO Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) deflagrou, nesta quarta-feira (22), uma operação com o objetivo de desarticular e colher provas de uma organização criminosa que se apropriava ilegalmente de imóveis rurais, mediante violência, grave ameaça ou fraude contra os proprietários diretos. A prática é conhecida por “grilagem”.

A “Operação Corpus” está sendo feita por meio do Grupo  de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Central), com apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e da Polícia Militar. O objetivo também é constatar a prática de falsidade ideológica, corrupção e exploração de prestígio, com contribuição direta ou mediata de agentes públicos e terceiros beneficiários.

Inicialmente, serão cumpridos 11 mandados de busca e apreensão pelos agentes do Gaeco e da Corregedoria da Polícia Militar, emitidos pelo juízo da 7ª Vara Criminal de Vila Velha. Quatro membros do Ministério Público coordenam os trabalhos, auxiliados por 22 agentes do Gaeco e policiais militares que, a partir da agora, analisarão conjuntamente documentos, dados de mídias, e depoimentos de investigados e testemunhas que serão colhidos nas próximas semanas.

Os crimes investigados estão previstos na lei nº 12.850/13 (organização criminosa) e no Código Penal (corrupção ativa, passiva, falsidade documental, tráfico de influência/exploração de prestígio).

O MPES disse que não pode passar mais informações, porque o caso está sob segredo de justiça.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas