Dólar Em alta
5,015
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,015

Motoristas são orientados sobre funcionamento da Linha Verde

WhatsApp Image 2018-03-12 at 09.55.29 (1)
Equipe da Prefeitura de Vitória está planfletando em pontos diferentes da capital, para que os motoristas esclareçam dúvidas e sejam orientados sobre o funcionamento da Linha Verde. Foto: Thais Rossi

A Linha Verde, faixa exclusiva para tráfego de ônibus, transporte escolar e particular (excursão e turismo), micro-ônibus, táxis e também vans, começou a funcionar nesta segunda-feira (12), na Avenida Dante Michelini, em Vitória. O horário de funcionamento será de segunda a sexta, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h. Serão 4 km, com 16 de câmeras de fiscalização e, por enquanto, os motoristas que passarem por ela serão orientados sobre o uso via nesse e em outros pontos da capital, sem aplicação de multa.

O secretário Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Tyago Hoffmann, informou que a previsão é que as multas comecem em 30 dias. Ainda não há uma data específica, mas o ideal é que os motoristas de carro e moto já não passem pela Linha Verde. Para isso, uma equipe da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), vai estar planfletando ao longo do mês, para orientá-los sobre o funcionamento.

“Temos uma Linha Verde funcionando na Av. Desembargador Santos Neves, para acessar a Reta da Penha e a Dukla de Aguiar, em direção à terceira ponte. E aqui estamos implantando o primeiro grande trecho, de quase 4 km de faixa exclusiva. A equipe de educação para o trânsito vai estar atuando durante pelo menos 30 dias apenas em caráter educativo. Nesse período, nem as câmeras e nem a Guarda Municipal vão estar multando os motoristas que por venturam desconheçam a linha verde e que a acessem. Eles serão orientados sobre funcionamento e horários, para que, após isso, comecemos a funcionar com as câmeras em autuação”.

WhatsApp Image 2018-03-12 at 09.55.30Segundo o secretário, a equipe educativa vai atuar em horários alternados ao longo do dia. A previsão é que eles voltem ainda hoje a Av. Dante Michelini no horário de pico. Ele explicou que o objetivo da Linha Verde é gerar mais agilidade no transporte coletivo.

“Nenhuma grande cidade do mundo conseguiu resolver seus problemas de mobilidade investindo no transporte individual. Se você for a São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e outras grandes cidades do mundo, todas trabalham com a ideia de faixa exclusiva, priorizando o transporte coletivo. Esse é o foco e modelo que estamos adotando. Não estamos inventando a roda, na verdade copiando o que outras cidades do mundo já fazem”.

Hoffmann explicou também que a Linha Verde está em processo adaptativo. Por enquanto, ela vai funcionar apenas do lado direito da via, no sentido Camburi. “Queremos que seja um processo lento e adaptativo para as pessoas. Estamos com esse trecho implantando, vamos esperar ele funcionar, ver que aperfeiçoamentos precisam ser feitos e, a partir dele funcionando e consolidado, partimos para implantar em outros trechos”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas