Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,204

Motoristas que frequentam a Praia do Suá sofrem com roubo de placas de carros

sdc10625

Os moradores do bairro Praia do Suá, em Vitória, além de já sofrerem com o grande número de moradores que frequentam seu entorno, agora também têm de lidar com o roubo de placas de carros. Diversos comerciantes e moradores relatam que tiveram o objeto roubado na última semana e acreditam que os furtos sejam cometidos por usuários de drogas que vendem o material para ferros-velhos.

A moradora Jéssica Amaro afirma que teve sua placa roubada pela primeira vez na madrugada da última segunda-feira. “Quando eu fui à delegacia de furtos e roubos registrar o Boletim de Ocorrência (BO), a delegada disse que na ultima semana ela registrou mais de 15 roubos desse no bairro”, relata.

Segundo a moradora, o veículo de sua amiga também teve a placa furtada na mesma noite e acredita que provavelmente os responsáveis fizeram um arrastão na região, levando as placas.

A Polícia Civil (PC) informa que os motoristas que tiverem a placa de identificação roubada, devem comparecer a qualquer unidade policial e fazer o registro de ocorrência e, em seguida, ir até a Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) para vistoria.

É importante também, juntar ao procedimento, uma cópia da eventual multa recebida e solicitar ao Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES) que seja inserido indicativo de clonagem no veículo. A PC diz ainda, que dados de clonagem de placas não são contabilizados especificamente. Eles entram em dados gerais de adulteração de veículos, podendo ser divido em estelionato, fins de direito e outros.

O Detran/ES orienta que, em caso de roubo da placa, o proprietário do veículo deve registrar um BO e se dirigir a uma empresa fabricante de placas credenciada ao órgão para solicitar a ‘placa de reposição’. Para fixação da placa dianteira não é necessário ir até o Detran. Em caso de perda da placa traseira, que possui lacre controlado por numeração, após a compra da placa é necessário ir até a Ciretran ou Posto de Atendimento Veicular (PAV) do município de emplacamento com o veículo para realizar a vistoria e a aplicação do lacre. O proprietário deve levar original e cópia do Certificado de Registro de Veículos (CRV), original e cópia de documento de identificação oficial com foto e comprovante de residência atualizado. O serviço é gratuito.

É preciso ficar atento e não demorar para procurar o departamento, visto que, de acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo sem qualquer uma das placas de identificação é infração gravíssima com sete pontos na carteira, penalidade de multa de R$293,47 e apreensão do veículo e medida administrativa de remoção do veículo.

Para consultar quais as empresas Fabricantes de Placas credenciadas ao Detran o usuário pode acessar o site do órgão (www.detran.es.gov.br). Basta ir até a aba ‘Serviços credenciados’ e clicar a opção ‘Fabricantes de placas’ ou direto no link https://detran.es.gov.br/fabricantes-de-placas”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas