Dólar Em baixa
5,207
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,207

Moradores só conseguem agendar vacinação contra a gripe para maio em Vitória

editada
O aposentado Boaventura da Silva conseguiu agendamento para o dia 2 de maio.

No primeiro dia de vacinação contra a gripe, os postos de saúde de Vitória tiveram movimentação tranquila. Mas a procura é grande e algumas pessoas só conseguiram fazer o agendamento para o mês de maio.

Através do site da prefeitura, é possível ver que a maioria dos bairros periféricos ainda tem datas para de abril. Os locais considerados nobres, no entanto, como Jardim da Penha, Jardim Camburi, só ofertam vagas para o mês que vem.

Diariamente são ofertadas 85 doses diárias da vacina, disponíveis em 28 Unidades de Saúde em Vitória, das 8h às 16h. A dona de casa Helena Barbosa, 61, só conseguiu agendamento da vacina para o dia 8 de maio, na Unidade de Saúde de Jardim Camburi. “Consegui agendar no dia 19 de abril. Não falei com ninguém lá dentro, fiz tudo pela internet. Eu sempre me vacinei, até antes de fazer 60 anos. Acho super importante”.

O aposentado Ademar Ludgero, de 75 anos, conseguiu agendamento para o dia 3 de maio, também em Jardim Camburi. “Consegui marcar para eu e minha esposa. Não fiquei satisfeito, mas vou fazer o que? O SUS é assim, e nós precisamos da vacina”.

O também aposentado Boaventura da Silva, 72, vai se vacinar no dia 2 de maio, no posto de Jardim da Penha. Mas no local, a informação era de vagas esgotadas até o dia 17. “Eu cheguei e estava cheio. Peguei a senha, entrei na sala e consegui agendar para essa data, para eu e minha esposa. Todo ano me vacino. Ninguém sabe o que pode acontecer”.

O engenheiro José Hermes, esteve na Unidade de Saúde da Praia do Canto e conseguiu se vacinar no primeiro dia. “Trabalho com gerenciamento de projetos fora do Estado. Aproveitei que estou em Vitória e procurei a vacinação no primeiro dia. Já tomo essa vacina há vários anos e recomendo a todos que também façam, é importante para a saúde”.

A reportagem solicitou um balanço do número de agendamentos feitos até o final da manhã desta segunda-feira (23), além de esclarecimento sobre a grande procura pelas doses da vacina, e aguarda o retorno da Prefeitura de Vitória.

Campanha Nacional

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza vai até o dia 1º de junho. Devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem receber a dose. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica. A estimativa é imunizar 98.985 pessoas durante a campanha.

No dia 12 de maio, vai acontecer o chamado Dia D de mobilização nacional. A previsão é de que nessa data estejam abertos 65 mil postos de vacinação, sendo 37 mil de rotina e 28 mil volantes, com o envolvimento de 240 mil pessoas. Também estarão disponíveis, para a mobilização, 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas