Dólar Em alta
4,992
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
4,992

Moradores fazem mutirão em São Torquato para revitalizar escadaria

EscadariaOs integrantes do Grupo Comunidade em Ação em parceria com os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Silvio Rocio, revitalizaram a escadaria da Igreja Católica Nossa Senhora das Graças, em Vila Velha. O mutirão foi realizado nesta terça-feira, dia 5, e contou com a coordenação artística do grafiteiro Starley Bonfim Silva. Foi feita a limpeza do local e pintura da escadaria, com frases de incentivo, promoção e conscientização relacionadas ao meio-ambiente.

A revitalização da escadaria, que fica na rua Santa Terezinha, tem o objetivo de sensibilizar os moradores da região em relação ao descarte irregular de lixo no local, o que pode trazer doenças à população, pois atraem baratas, ratos, moscas e mosquitos, incluindo o Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus.

O mutirão é uma iniciativa do Grupo Comunidade em Ação, formado por moradores dos bairros Paul, São Torquato e Ataíde, de Vila Velha, e que tem suas atividades coordenadas pela Fundação Otacílio Coser (FOCO). Desde 2013 atua por melhores condições socioambientais na região da bacia do rio Aribiri, formada por 22 bairros e por uma população aproximada de 89 mil habitantes.

“Além das pinturas, há a intenção de fazer no futuro grafites nas laterais da escadaria.  A ideia é valorizar o espaço através da arte, conscientizando os moradores sobre sustentabilidade e preservação ambiental”, explica Geraldo Gomes, coordenador do Comunidade em Ação.

De acordo com a diretora da Silvio Roccio, a participação dos estudantes no mutirão faz parte de uma das atividades do programa Rede Escolaí, programa que também é coordenado pela FOCO e propõe a articulação da comunidade educativa (escola, comunidade e família) para criar em conjunto soluções para seus problemas. “A escadaria da Igreja Católica de São Torquato faz a ligação de locais importantes para a comunidade. Ela é o ponto de chegada de vários alunos para a Silvio Roccio e também para a Igreja e está em situação degradante”, esclarece Eliana.

A escadaria tem mais de 70 degraus, mais de 40 metros de comprimento e 2 metros de largura.

FOCO
O mutirão de revitalização da escadaria da Igreja Católica de São Torquato é coordenado pela Fundação Otacílio Coser (FOCO) e representa um grande avanço na missão de promover o desenvolvimento sustentável de comunidades ao intermediar a integração de dois de seus programas:  o Rede Escolaí, através da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Silvio Rocio, e de Desenvolvimento de Comunidades Sustentáveis, através do Grupo Comunidade em Ação.

O objetivo da cooperação entre esses programas, até então inédita, é a formação de capital social, transversalidade e, claro, o desenvolvimento de comunidades autônomas. A coordenadora de programas da FOCO, Ana Paula Carvalho, comemora essa sinergia. “Tanto o Rede Escolaí quanto o Grupo Comunidade em Ação têm características que favorecem a consolidação de competências coletivas. Essa articulação da comunidade leva para o caminho da autonomia sustentável e é um belo exemplo”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas