Dólar Em baixa
5,233
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,233

Moradores de Vitória já usaram o compartilhamento de bikes mais de 500 mil vezes

Foto: ilustrativa
Foto: ilustrativa

O Bike Vitória atingiu a marca de meio milhão de viagens no último final de semana, desde seu lançamento em 2016. Cerca de 82 mil usuários já estavam registrados no sistema até a última segunda-feira (25).

O recorde de viagens, até esta semana, está com a doméstica Adriana Rosa, 43 anos, que já fez uso das bikes por 1172 vezes. Ela conta que começou a utilizar esse meio de locomoção diariamente em 2016, logo no início da implantação do projeto. “No começo, foi difícil. Eu tive de vencer o medo de andar de bicicleta pelas ruas. Depois, passou a ser muito bom. Até meus exames médicos melhoraram”, garante.

Adriana usa a bike todos os dias para trabalhar, na ida e na volta, no trajeto entre os bairros Bela Vista e Praia do Canto. Ela pedala cerca de 1h40 diariamente. E nos finais de semana, ela não para. Aos sábados e domingos, sempre que possível, usa a bicicleta compartilhada para manter o corpo em movimento. “No final de semana, faço uso da bicicleta como atividade física. Quando não pedalo, sinto falta”, confessa.

Qualidade de vida

A ajudante de cozinha Ronicleia Pereira Borges, 34 anos, também adotou o Bike Vitória como estilo de vida. Todos os dias, ela usa a bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho. São 15 minutos para ir e outros 15 para voltar.

“É muito tranquilo o meu percurso diário e me sinto muito segura. Percebi claramente uma melhora na minha qualidade de vida. Outro ponto positivo é que não perco tempo no trânsito”, comemora. Até esta segunda-feira (25), Ronicleia já havia realizado 579 viagens utilizando o Bike Vitória.

Benefícios

Além dos benefícios ao meio ambiente e ao bolso (a bike foi eleita pela ONU como o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta), o uso frequente da bicicleta para a locomoção no dia a dia pode garantir ainda muitos ganhos à saúde do usuário.

“Pedalar melhora a frequência cardíaca, acelera o metabolismo, ajuda a reduzir o colesterol, fortalece os ossos e a musculatura e ainda contribui para a perda de peso”, explica Julio César Oliveira Junior, preparador físico da Unimed Vitória.

Além disso, pedalar não exerce impacto sobre as articulações, músculos e tendões, o que torna a prática dessa atividade física mais segura. Júlio destaca que, antes de iniciar exercícios físicos, é sempre importante consultar um profissional de saúde.

Ele lembra também que é fundamental adotar medidas de segurança, como usar acessórios de proteção, fazer uma alimentação leve antes de pedalar e levar uma garrafa com água para se manter hidratado. Outro item a não ser esquecido: ter sempre bastante atenção ao trânsito.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas