Dólar Em baixa
5,194
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,194

Moradores de Vitória fazem teste gratuito de hepatites

 Foto: divulgação/Sesa
Foto: divulgação/Sesa

Moradores de Vitória fazem teste gratuito para detectar hepatites, além de receberem informações sobre a doença, em Vitória, neta sexta-feira (28). As ações, realizadas na Praça do Papa, na Enseada do Suá, fazem parte do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites, celebrada nesta data. O teste é rápido e o resultado sai em 15 minutos.

“Passei aqui pela praça e vi uma movimentação, quando me informei vi que se tratava de testes rápidos de hepatites”, contou o Analista de sistemas João Luiz Silva, 38 anos. Para ele, fazer o teste é importante. “Muitas vezes a gente pode ter o vírus, mas os sintomas não aparecem. Se cuidar antes que esses sintomas cheguem faz toda a diferença na nossa qualidade de vida”, destacou.

De acordo com o diretor da Associação Adauto Vieira de Almeida, 62 anos, cerca de dois milhões de pessoas no Brasil são portadoras do vírus da hepatite e 50% não sabe que tem a doença. “O trabalho de busca ativa acontece em todo o estado do Espírito Santo durante o ano todo. Nossa equipe trabalha com intuito de orientar a população sobre como se tratar quando se tem a doença”, disse.

Servidores públicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) também fizeram o teste na Capital.  “Essa ação é importante para que a gente tenha conhecimento de como está nossa saúde. Não esperar que o vírus se manifeste para começar a se cuidar. É importante também para lembrar a população da existência desses testes que podem ser feitos em qualquer época do ano nas unidades de saúde”, disse Sônia Maria Alcides, 48 anos.

A servidora pública Nilda Hastenreiter, 49 anos, foi diagnosticada com o vírus em 2007. “Fui diagnosticada por meio de exames de rotina. Sou portadora mais o vírus não se manifestou, porém, é sempre bom fazer checape como esses testes para saber como está. Depois que fui informada sobre o vírus, fiz novos exames para saber como meu organismo estava, e apesar de ser portadora, estou bem”, contou.

Já Leila Zampiris Suman, 42 anos, relatou que apesar de não ter casos na família ela está sempre levando os três filhos para fazer revisões. “Eles fizeram o teste há dois meses pelo plano de saúde, hoje é minha vez. Para quem trabalha e não tem como sair sempre, ter uma ação assim perto da gente com resultado rápido facilita o cuidado com a saúde”, relatou.

O vírus pode ser contraído de várias formas. No caso da hepatite A, pode ser através da alimentos infectados. Os sintomas são dores abdominais, mal-estar, náuseas, vômitos e pele e olhos amarelados. Nos casos mais graves o individuo pode ter falência da função do fígado e necessidade de transplante desse órgão.

Já as hepatites B e C, são doenças silenciosas e podem aparecer anos depois de serem adquiridas. Os testes para identificar o vírus da hepatite podem ser feitos nas unidades básicas de saúde de cada município.

Por: Esthefany Mesquita

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas