O novo valor das passagens de ônibus da Grande Vitória entrará em vigor até esta sexta-feira, dia 18. O aumento nos ônibus de Vitória foi de 11,9% do valor, que era de R$ 3,35 e passará a valer R$ 3,75. Em Vila Velha o reajuste pode chegar a até 17%. Nas ruas a população não reagiu bem às mudanças.

A auxiliar de limpeza, Luciene Nascimento, achou um absurdo. “Pra gente que pega ônibus todo dia lotado, eles tinham que colocar mais ônibus em circulação, já que aumentou a passagem”, contou. As passagens vão pesar no bolso, pois a média de custo com transporte público, só em dias úteis, passou de 77 reais por mês, para 86 reais.

“Final de semana a gente quer sair com nossos filhos, mas como que sai com a passagem tão cara?”, indaga a auxiliar de limpeza, Edna Silva Santos, que esperava mais um ônibus para voltar pra casa após o final do expediente.

Quem está desempregado encontra ainda mais dificuldades para procurar emprego, como conta Gabriel Maia, morador de Vitória. “Vai complicar toda minha vida por que eu tenho que pagar passagem para ir a entrevistas de emprego, para entregar currículo, e como que eu vou pagar esse valor se eu não tenho trabalho?”, conta. “Eu moro em família, lá em casa todo mundo depende do sistema público de transporte e pra todos nós complica isso aperta no orçamento”, comenta.

Simone Ferreira é doméstica, e acredita que esse valor vai pesar no dia a dia. “No final do mês, a gente somando, vai fazer uma grande diferença, pra quem ganha um salário mínimo, no fim do mês será um custo a mais para a pessoa”, disse.

A doméstica também aponta que não vê mudanças que justifiquem o aumento das passagens. “Todo ano é a mesma coisa, promessa atrás de promessa, mas a gente não vê nada de mudança. Os ônibus estão sempre lotados, principalmente a linha que eu pego que é a 515, do Terminal de Laranjeiras, sai e volta do terminal lotado. A gente não vê melhoria, não vê eles colocarem mais ônibus como eles dizem, nós não vemos isso acontecer”, desabafa.

por Ana Luiza Andrade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *