Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,116

Missa marca início da caminhada Passos de Anchieta em Vitória

Foto: Divulgação / Governo
Foto: Divulgação / Governo

Uma missa marcou a solenidade de início da caminhada “Os Passos de Anchieta”. Em sua 21ª edição, o histórico percurso feito por São José de Anchieta, entre Vitória e Anchieta, antigamente conhecidas, respectivamente, como Vila de Nossa de Senhora da Vitória e Vila de Rerigtiba, acontece até domingo (03). A solenidade foi realizada no local da largada, na Catedral de Vitória, Cidade Alta, em Vitória, e contou com a presença do governador Paulo Hartung.

Ao todo, serão percorridos 100 quilômetros até a chegada ao Santuário Nacional São José de Anchieta.

Após a missa, o primeiro roteiro cristão das Américas segue com procissão rumo a Barra do Jucu, em Vila Velha, quando são percorridos em média 25 quilômetros. No segundo dia, a sexta (01), a concentração começa bem cedo, às 6h30, na Barra do Jucu. A paisagem, até então predominantemente urbana, passa a ter como cenário as praias do litoral capixaba. Percorrendo 28 km, os participantes caminham até Setiba, em Guarapari.

O trajeto continua no terceiro dia, o sábado (02), nos 24 km de belas paisagens entre Setiba e Meaípe, ainda em Guarapari. Na quarta e última parte, o domingo (03), os participantes percorrem os 23 km finais até Anchieta, onde são saudados pela perseverança, e recebem certificados de participação, finalizando o evento no Santuário Nacional São José de Anchieta.

A 21ª edição da caminhada “Os Passos de Anchieta”, espera receber de 3,5 a 4 mil pessoas, entre brasileiros e estrangeiros. O evento é organizado pela Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa). A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) apoia a realização de eventos no Espírito Santo, proporcionando ao capixaba a valorização da cultura local.

A memória dos Passos

“Os Passos de Anchieta” resgata o caminho percorrido por São José de Anchieta, já em seus últimos dias de vida. A caminhada reúne um grande número de participantes, que começam o trajeto sempre na data de Corpus Christi. No trajeto, é possível apreciar as paisagens que inspiravam o santo e “mergulhar” nas reflexões que a jornada oferece.

Essa programação religiosa é a quarta do tipo no mundo. Como ela existe a os famosos percursos de Santiago de Compostela, na Espanha; a trilha da Terra Santa, em Jerusalém; e a de Roma, na Itália.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas