Dólar Em baixa
5,234
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em baixa
5,234

Mil médicos de Vitória e Serra podem parar a qualquer momento

por Gustavo Gouvêa – [email protected]

Aproximadamente mil médicos que atuam na saúde pública dos municípios de Vitória e Serra podem paralisar as atividades a qualquer momento, avisando à população apenas algumas horas antes, já que às 72 horas posteriores à publicação do edital de greve – previstas em lei para o início de paralisações – já se passaram.
O número de médicos que pararão tende a aumentar já que os médicos de Guarapari estudam a possibilidade de encorpar o protesto.
Quando a greve surpresa acontecer os ambulatórios das unidades de saúde e das unidades de pronto atendimentos de Vitória e Serra não operarão, funcionando apenas os setores de urgência e emergência. Até lá, os atendimentos serão realizados normalmente, em cumprimento às exigências da legislação.
Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes), Otto Baptista, a paralisação é uma forma de protesto contra o Programa Mais Médicos, do Governo Federal, e também uma exigência por melhores salários e melhores condições de trabalho.
“Trabalhamos por menos da metade do salário de um médico do Programa Mais Médicos e fazemos as mesmas coisas. Queremos a incorporação dos adicionais, que são vários, ao salário. Consideramos isso como ‘penduricalhos’ que o médico nunca vai levar para a sua aposentadoria ou quando estiver inativo”, declarou o presidente.
Os profissionais exigem o pagamento de piso salarial de R$ 10.412 para carga horária de 20 horas semanais; segurança armada nas unidades de saúde; pagamento do adicional de insalubridade em 40% sobre o salário-base e incorporação dos adicionais ao salário-base.
Baptista revelou que há uma série de estratégias não reveladas que serão cumpridas antes do início da paralisação.
“Já existe uma estratégia e estamos tentando administrar a situação com a prefeitura da Serra e de Vitória. Temos um trunfo nas mãos e vamos mostrar as mazelas que os médicos estão vivendo dentro dessas prefeituras”, afirmou.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas