Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Michel Temer se livra de processo por crime de corrupção passiva

O presidente da República, Michel Temer (PMDB) teve mais uma vitória política. Após uma sessão de mais de dez horas, a Câmara dos Deputados o livrou da instauração de processo (SIP1/17) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Michel Temer. O Procurador-geral da República, Rodrigo Janot denunciou Temer por crime de corrupção passiva.

Com um placar de 263 a 227 os parlamentares aprovaram o relatório do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG). O parecer foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e recomendava ao Plenário que negasse a autorização para que o STF abra processo com base em denúncia de Janot. No placar outros números beneficiaram o presidente: os de ausências e abstenções. Dezenove deputados não compareceram à votação e dois se abstiveram – o presidente da Casa, Rodrigo Maia e Alexandre Leite.

A bancada capixaba ficou dividida: dois deputados votaram pró-Temer, enquanto oito quiseram prosseguir com a denúncia. Ao votar em defesa do presidente, que é de seu partido, Lelo Coimbra disse que seu voto foi pelo fortalecimento da jornada da economia e reformas já votadas pelo Congresso Nacional. Já Marcus Vicente justificou a necessidade da estabilidade econômica. Manato, Jorge Silva, Evair de Melo, Givaldo Vieira, Helder Salomão, Norma Ayub, Paulo Foletto e Vidigal pediram o prosseguimento das investigações. Todos falaram de ética e moralidade. “Independentemente das reformas necessárias, nós precisamos atender o clamor do povo que quer o prosseguimento das investigações”, disse Foletto.

Janot denunciou Temer por crime de corrupção passiva com base em gravações e delação premiada dos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos do grupo J&F – que controla o frigorífico JBS e outras empresas. A denúncia, com o resultado do plenário, fica em suspenso na Justiça até que Temer deixe a Presidência da República.

No total, 15 partidos (PMDB, PP, PR, PSD, DEM, PTB, PRB, PSC, Pros, SD, PEN, Pode, PTdoB, PSL e PRP) orientaram o voto sim, enquanto dez partidos (PT, PSDB, PSB, PDT, PCdoB, PPS, PHS, Rede, Psol e PMB) orientaram o não. Apenas o PV liberou a bancada para que cada deputado decida individualmente.

Contrário à admissibilidade da denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidente, o deputado Vladimir Costa (SD-PA) disse que a gestão de Temer é ética e criticou os partidos de oposição que, segundo ele, “foram partícipes de uma gestão que quebrou o País”. “O governo Temer é decente e vocês [oposição] não tem moral para falar do Temer”, disse Costa, cujo discurso foi muito tumultuado pelas palavras fortes contra a oposição.

Favorável à abertura de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) contra Temer, o deputado Ivan Valente (Psol-SP) disse que a Câmara votou contra a maioria da população ao rejeitar a admissibilidade da denúncia. Segundo ele, 85% dos brasileiros querem a saída de Temer imediatamente. “Como é que o Congresso Nacional faz ‘ouvidos moucos’ e não ouve a sociedade?”, questionou. Valente disse ainda que a agenda política e econômica do presidente prejudica a população.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. rio grande do sul esta anunciando a construçao de uma fabrica da GM esta acontecendo hj nesse instante,os politicos capixabas em 4anos nao trouxeram para o estado nem fabrica de picolé ou seja INUTEIS bem pagos.NAO ESTAO NEM AI PARA O POVO ,TODOS RICOS E CHEIOS DE CARGOS EMPREGANDO PARENTES E AMIGOS

  2. bom dia,
    eu como brasileiro e eleitor,
    estou totalmente decepcionado, com esse governo, que traz em suas maõs as piores evidencia de crimes,
    contra a população, que indirectamente colocou ele no poder,
    deixo aqui a minha indignação, FORA TEMER….

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas