Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Mês da mulher: cada faixa etária feminina sugere um tipo de atividade física

mulheres malhandoBarriga enxuta, bumbum empinado, pernas torneadas. Foi-se o tempo que a prática de atividade física estava ligada à imagem de pessoas com o corpo em forma, hoje já se sabe os diversos benefícios que os exercícios auxiliam em muitos aspectos no organismo, em especial nas mulheres.

Fortalecimento dos ossos e articulações, perda de peso e percentual de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, diminui o colesterol total e o aumento do aumento do HDL colesterol, o “colesterol bom”, são alguns dos benefícios que a atividade física gera para o corpo. Para a mulher, ao incluir na sua rotina exercícios bem planejados, estruturados e com acompanhamento adequado, os resultados podem ir além.

“A produção de endorfinas, que advém do exercício aeróbico, na mulher proporciona sensação de bem-estar, além de regularizar o ciclo hormonal. Com isso, as mulheres tendem a ter ciclos menstruais mais regulares, menos cólicas menstruais, menos efeitos relacionados à TPM, como dores nas mamas antes da menstruação e alterações de humor, além do aumento da libido”, ressaltou o preparador físico, Edu Gomes. Para as mulheres que ainda possuem dúvidas do tipo de atividade que devem praticar de acordo com a idade, o profissional de educação física dá algumas dicas:

12 aos 19 anos: Segundo Edu Gomes sempre que possível, na adolescência, deve-se realizar atividades físicas coletivas ou em ambientes que tenham mais pessoas, pois isso facilitará a socialização da adolescente. Atividades como voleibol, handebol, zumba, natação, além da musculação orientada, são indicadas para meninas dessa faixa etária.

20 a 29: Ao atingir a fase adulta o objetivo de muitas mulheres muda e manter o corpo em forma está no topo da lista da maioria. Mas é nessa fase, como também para mulheres de 30 a 39 anos, que o trabalho e uma rotina puxada exige da mulher maior disposição para suas atividades. Com isso, os exercícios são grandes aliados para que cada uma atinja seu objetivo. A prática musculação, corrida, pilates, yoga, ginástica localizada, lutas, circuito são mais frequentes nessas idades.

Para atender a uma demanda crescente do público feminino que necessita de atividades que vão além da musculação, as academias investem em modalidades diferenciadas. “Temos hoje em nossa grade uma atividade exclusiva, o walking dance, atividade que une dança com exercícios na esteira e se tornou uma das queridinhas das mulheres por ser uma aula animada e ao mesmo tempo um exercício com bastante gasto calórico”, ressaltou Edu Gomes

30 a 39: As orientações e atividades para essa faixa etária são praticamente as mesmas para as mulheres de 20 a 29, porém neste período a flacidez começa a surgir, a flexibilidade começa a diminuir e algumas mulheres podem começar a ter a perda do ponto de vista físico, hormonal e metabólico.

A musculação nessa fase é uma ótima pedida, pois irá melhorar a parte estética, ajuda a retardar as perdas hormonais, do metabolismo e físico, além de ajudar a prevenir osteoporose, diabetes, melhora a postura e dores nas costas – que está relacionada à fraqueza muscular e a falta de flexibilidade. A ginastica localizada também pode ser uma grande aliada, junto com a corrida ou pedalada, ambas irão combater o excesso de gordura e proteção da massa óssea.

De 40 a 49: Segundo Edu Gomes, nesta idade o organismo já começa a passar por uma desaceleração metabólica e a atividade física ajuda a manter a disposição do dia a dia, o bom funcionamento do organismo, a autoestima e a qualidade dos movimento. Não s ó a musculação que proporciona diversos benefícios físicos e fisiológicos, não podemos esquecer dos inúmeros benefícios que podemos encontrar nas atividades desenvolvidas em grupo. Como por exemplo a |Zumba que proporcionam não só um grande gasto calórico, como também muita diversão.

Acima dos 50 anos: A partir dos 50 o organismo começa a ficar mais frágil e os exercícios entram para fazer manutenção da saúde, aliviar e evitar dores, manter a mobilidade articular, melhora a capacidade cardiorrespiratória, reduz os triglicerídeos, estimula o aumento da velocidade das respostas hormonais e imunológicas, entre outras.

Uma dica para essa idade é apostar em atividades aquáticas, para quem procura uma atividade de baixo  impacto. Aplicada como um circuito funcional na água, tudo isso para manter a qualidade de vida.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas