Dólar Em alta
5,246
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,246

Mel produzido por índios de Aracruz é destaque em evento nacional de apicultura

Meliponicultores no estande de vendas dos produtos Tupyguá na EXPOAPIO mel de abelha produzido por comunidades indígenas de Aracruz (ES) vem se destacando fora do estado. Depois de ganhar espaço de comercialização no Mercado Municipal de Pinheiros, em São Paulo, o produto foi apresentado no maior evento apícola do país: o XXII Congresso Brasileiro de Apicultura e VII de Meliponicultura, realizado em maio em Joinville (SC).

Entre os destaques estiveram o mel maturado e o pólen, que acabaram antes da metade do segundo dia de feira. Os meliponicultores ficaram satisfeitos com o evento. “Eu adorei esse trabalho. Ficou a sensação de que nossa cooperativa tem tudo para dar certo”, ressaltou Jeferson Duarte, meliponicultor da aldeia de Comboios e integrante da diretoria da cooperativa.

Meliponicultura
A atividade de meliponicultura (criação de abelhas nativas sem ferrão) possibilita uma fonte de renda alternativa para as comunidades indígenas de Aracruz e contribui para a reintrodução de algumas espécies que não eram mais encontradas na região.

A iniciativa hoje beneficia 60 famílias, que participam da atividade com meliponários instalados em suas casas. A comercialização é feita em dois modelos: mel refrigerado e mel maturado. Hoje, um grande comprador é o Mercado Municipal de Pinheiros, que comercializa o mel sob a marca Tupiguá. O mel é ainda vendido a granel a restaurantes para uso como ingrediente em pratos especiais e comercializado em estabelecimentos de Aracruz, Vitória e de outros estados.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas