Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,204

Médicos alertam: mulher também dever ir ao urologista

No mês da mulher, é tempo de alerta para a saúde delas. Muitas pessoas acreditam que o urologista para o homem é o equivalente ao ginecologista para a mulher. No entanto, não é bem assim que funciona. A urologia é a especialidade que estuda e cuida do aparelho gênito-urinário, tanto de homens, quanto de mulheres. No caso delas, a visita ao urologista deve ser feita sempre que houver problemas no trato urinário, que inclui os rins, a bexiga e a uretra.

A falta de conhecimento desse fato, por grande parte das pessoas, retarda o diagnóstico e o tratamento de certas doenças. “As mulheres estão muito suscetíveis a problemas urinários, principalmente durante a gravidez e a menopausa, e ainda podem ter problemas nos rins que atingem ambos os sexos, por isso elas não devem negligenciar a consulta a um médico urologista”, conta José Antônio Prezoti, da Associação de Urologia do Espírito Santo.

Principais doenças nas mulheres
Após a chegada da menopausa, quase 50% das mulheres desenvolvem problemas na bexiga. Entre as principais doenças está a bexiga hiperativa, também conhecida como incontinência urinária. Aproximadamente duas mulheres a cada um homem possuem sintomas da patologia. Outra alteração que atinge este órgão é a cistite, que se manifesta através de uma dor pélvica constante.

Os cálculos renais, chamados comumente de pedras nos rins, também podem levar as mulheres a um urologista. A doença pode causar muita dor e merece atenção de um especialista.

A mulher também tem 50 vezes mais chance de ter infecção urinária do que o homem, principalmente durante a gravidez, portanto é necessário cuidado. “A doença é causada predominantemente por bactérias, podendo ter também como responsáveis, fungos e vírus. Caso não receba o tratamento adequado, pode comprometer os rins e também outros órgãos”, explica Prezoti.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas