Dólar Em baixa
5,148
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,148

Medicamentos de alto custo podem ser retirados na Farmácia Cidadã no Centro

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/02/05/1_far-56098.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'52f2c8dd7dd58', 'cd_midia':56097, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/02/05/1_far-56097.jpg', 'ds_midia': 'd', 'ds_midia_credi': 'Yuri Barichivich/PMV', 'ds_midia_titlo': 'd', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '300', 'cd_midia_h': '199', 'align': 'Left'}Cerca de 6 mil pacientes da capital que recebem medicamentos de alto custo serão beneficiados com nova a Farmácia Cidadã, que foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (5). A unidade está instalada na avenida Princesa Isabel, no Centro, entre o Mercado da Capixaba e a lanchonete Mc Donald´s, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
Diferentemente das farmácias municipais, que fornecem remédios para doenças mais comuns, as Farmácias Cidadãs Estaduais são responsáveis pela dispensação de produtos usados contra doenças crônicas de tratamento prolongado e de alto custo, como Mal de Alzheimer, hipertensão pulmonar, hepatites B e C, entre outras. Os atendimentos começaram após a solenidade.
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, disse que a farmácia é resultado do Sistema Único de Saúde (SUS). “O SUS é o melhor e maior plano de saúde do mundo. Possui alguns gargalos, como o grande número de acidentes com motociclistas, que se transformam em um problema de saúde, lotando os serviços de urgência e emergência, mas é de longe o melhor sistema público de saúde do país e precisamos abraçá-lo. Se todas as áreas tivessem um sistema único montado, inclusive a segurança pública, talvez nós estivéssemos em outro capítulo”.
O prefeito ainda agradeceu a parceria do Governo do Estado para a implantação do novo serviço. “Quero agradecer muito a mão amiga do Governo do Estado, que tem sido um grande parceiro da Prefeitura de Vitória em todas as frentes para melhorar a vida do cidadão”.
A Farmácia Cidadã em Vitória é fruto de uma parceria entre o Governo do Espírito Santo e a Prefeitura. A administração municipal é responsável pela estrutura física, incluindo a manutenção predial, e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) fica por conta dos recursos humanos, da câmara fria e dos medicamentos.
Descentralização
A subsecretária de Atenção à Saúde do Estado, Rosane Mageste, informou que o objetivo é melhorar o atendimento ao usuário através da descentralização do serviço. “Antes, os moradores da capital tinham de ir até a Farmácia Cidadã Estadual Metropolitana, em Cariacica. Agora, os cerca de 6 mil usuários de Vitória poderão retirar o medicamento mais perto de casa”, destacou.
A secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning, informou que o Centro foi o local escolhido para a implantação da Farmácia Cidadã por ser o local mais acessível a todos os usuários. “A iniciativa visa facilitar a vida do usuário, que, antes, precisava buscar seu medicamento no Centro Regional de Especialidades Metropolitano (CRE Metropolitano), em Cariacica. A partir de agora, os moradores da capital terão muito mais facilidade e agilidade, pois o Centro está próximo de todas as regiões da cidade”.
Referência
O setor de Assistência Farmacêutica da Sesa é considerado referência nacional, hoje com 98% de índice de abastecimento de remédios. Por ano, o Estado gasta mais de R$ 100 milhões para fornecer 229 remédios especializados.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas