Dólar Em baixa
5,243
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,243

Maternidade de Carapina reabre, mas novo fechamento não é descartado

WhatsApp Image 2018-04-19 at 11.27.45
Maternidade de Carapina fechou durante a madrugada por superlotação e passa por obras de ampliação. Prefeitura promete dobrar o número de leitos até o fim de maio. Foto: Thais Rossi

A Maternidade de Carapina, na Serra, que amanheceu fechada nesta quinta-feira (19) por superlotação, foi reaberta por volta das 9h30. No entanto, o atendimento pode voltar a ser suspenso, caso o limite passe do suportado novamente. A informação é da subsecretária de gestão em Saúde, Janine Pereira Jacinto.

A subsecretária esteve na Maternidade de Carapina pela manhã. Segundo ela, o local tem uma capacidade de 20 leitos. Toda vez em que esse limite é atingido, é preciso tomar cuidado para não colocar em risco a saúde das gestantes. “Durante a madrugada isso aconteceu e nos precisávamos que as altas hospitalares acontecessem durante a manhã, para liberar leitos. Sempre que isso acontecer, a maternidade poderá ser fechada”.

A Maternidade de Carapina presta atendimento às gestantes em parto normal e cesárea de risco habitual. Segundo Janine, durante a manhã foram liberados sete leitos. Uma obra de ampliação, que vai dobrar o número de leitos na maternidade (totalizando 40), está prevista para ser entregue no fim do mês de maio.

Além disso, o Hospital Materno Infantil da Serra também está sendo expandido para 120 leitos (60 obstétricos e a outra metade pediátricos), com previsão de entrega em 2019. A expectativa é que sejam realizados 8700 gestantes e bebês anualmente.

“Conseguiríamos atender esses bebês que acabam ficando na Maternidade de Carapina por mais de três dias, por conta da situação de saúde que têm. Sempre que atingirmos a capacidade máxima, tomamos o cuidado de não receber as gestantes e não conseguir fazer o procedimento que elas requerem”.

O secretário municipal de saúde da Serra, Benício Farley, também esteve na Maternidade de Carapina pela manhã acompanhando o andando das obras de ampliação. “A obra já está finalizando. Tem equipamentos chegando e precisamos estar acompanhando para que seja cumprido no prazo estabelecido, que é fim de maio, para dobrar a capacidade de atendimentos”, finalizou a subsecretária.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas