Por Paulo Cesar Dutra

Cinco matérias de iniciativa do deputado Freitas (PSB) também entram na pauta da próxima segunda-feira, dia 11, na Assembléia Legislativa do Espírito Santo –ALES. Três delas tratam do incentivo ao uso de energias renováveis no Estado. O PL 364/2017 institui a política estadual de incentivo ao uso da energia solar fotovoltaica; o PL 365/2017 cria a política de incentivo ao uso da energia eólica; e o PL 366/2017 dispõe sobre o programa estadual de energia renovável.

As outras duas matérias de Freitas também instituem políticas estaduais, mas na área da agricultura. O PL 299/2016 dispõe sobre a política estadual de incentivo à produção de frutas in natura e de produtos derivados e o PL 340/2016 cria a política estadual de incentivo às agroindústrias.

Palestra motivacional gratuita em Vitória
Como “sair do quadrado” e fazer mais em menor tempo? Pergunta difícil de responder em um mundo cada vez mais corrido. Pensando nisso, o paranaense Adriano Faria, ministra uma palestra motivacional com o tema “Coragem para ser mais”, no próximo dia 19 (terça-feira), às 14h, no Le Buffet Master, em Jardim Camburi, Vitória. O evento é promovido pela Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci). De acordo com a diretora de relações institucionais da Acacci, Marizilda dos Santos Vairo, este é um momento de agradecer ao público que apoia a causa do enfrentamento ao câncer infantojuvenil e repor as energias para o próximo ano. O evento é aberto ao público em geral, com entrada gratuita. Para participar é preciso confirmar presença por meio do telefone (27) 2125-2999 ou pelo e-mail mrcontrole@acacci.org.br.

Consumidores querem reduzir os gastos em dezembro
De acordo com os dados do Indicador de Propensão ao Consumo calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 54% dos consumidores manifestaram a intenção de reduzir seus gastos neste mês de dezembro, enquanto 36% planejam mantê-los no mesmo patamar. Os que vão aumentar os gastos representam apenas 6% da amostra.

Torcedor fanático do Grêmio
“Às partes, advogados e testemunhas que podem ser Gremistas ou Colorados, aqueles torcedores e estes em tese secadores, não os posso privar, nem a mim, de com o olho no trabalho e outro em uma tv, assistirmos o jogo.” Assim começa um despacho do juiz de Direito Marcelo da Silva Carvalho, de Vera Cruz/RS, ao redesignar audiência de instrução agendada para o próximo dia 12. O despacho foi publicado no acompanhamento processual do TJ/RS.

Horas depois, da notícia repercutir no pequeno município gaúcho de Vera Cruz, o juiz-torcedor publicou novo despacho informando que houve equívoco e que a audiência já havia sido cancelada em 24/11. Os autos conclusos foram encaminhados para sentença. Processo: 1.15.0000694-9

Caso JBS
O Supremo Tribunal Federal – STF suspendeu julgamento de reclamação do dono da JBS, o empresátrio Wesley Batista, preso por determinação da Justiça Federal de São Paulo – JF/SP. A prisão de Wesley foi decretada pelo juízo da 6ª vara Federal de SP, quando ele e o irmão Joesley negociavam acordo de colaboração premiada com a PGR. A acusação é que Wesley usou informações privilegiadas do acordo para obter vantagem no mercado financeiro.

Professora do ES é premiada
A professora Patrícia Peres Ferreira Nicolini foi a mais votada no Espírito Santo no Prêmio Educador Inspirador, promovido pela Quizlet, chegou em sua fase final. Após indicações de alunos de todos o País, seleção de até três semifinalistas por estado e votação popular para definir o representante de cada um, já são conhecidos os 27 professores que seguem disputando a premiação do concurso: uma viagem aos EUA para conhecer a sede da Quizlet, uma das maiores plataformas de ensino do mundo, em São Francisco, na Califórnia.

 Patrícia Peres Ferreira Nicolini é professora de Língua Portuguesa do Centro Educacional São Camilo. Ela segue como a representante do estado no prêmio. Na próxima fase, consultores da Revista Nova Escola, uma das mais conceituadas em educação no País, vão analisar o perfil de cada concorrente para decidir o vencedor. O resultado será divulgado no dia 18 de dezembro.

Além do professor escolhido como o mais inspirador do Brasil, o aluno que o indicou também ganhará a viagem aos Estados Unidos. Todas as informações sobre o Prêmio Educador Inspirador, inclusive a lista completa de finalistas, estão no site do concurso: https://www. educadorinspirador.com.br. O concurso foi lançado no Brasil com o objetivo de reconhecer a importância de ensinar e promover a inovação na educação do país. Este é o primeiro concurso da Quizlet deste tipo, e a empresa escolheu o Brasil especialmente pelo crescente uso de ferramentas didáticas inovadoras em sala de aula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *