Dólar Em alta
5,168
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,168

Marinha, Prefeitura e Estado inauguram Farol Santa Luzia

farol_pmvvA Prefeitura de Vila Velha, o Governo do Estado e a Capitânia dos Portos inauguraram oficialmente as obras de revitalização do Farol Santa Luzia, na Praia da Costa, nesta quarta-feira (21), às 19 horas. O Farol já está aberto à visitação pública desde o dia 19 de novembro. A inauguração estava prevista para o dia 18, mas foi cancelada por causa das fortes chuvas que caíram neste dia.
O espaço, além de possibilitar uma das mais lindas paisagens do município, está todo remodelado para receber moradores e turistas. Um de que com leme que simula uma embarcação e a exposição permanente de vários tipos de nós de Marinha são as grandes novidades da reestruturação, que também contemplou a pintura do farol. Além disto foram realizadas obras de acessibilidade e segurança no local.
Durante a inauguração, o prefeito Rodney Miranda, ressaltou a importância da parceria para a conclusão dos trabalhos. “A entrega deste espaço para nossa cidade e de muitas outras obras que entregamos e ainda vamos entregar são frutos de muito trabalho e união. Por isso, agradeço a Capitania e ao Governo do Estado por esta parceria”, afirmou.
Já o Governador Paulo Hartung, falou da sua felicidade em inaugurar a obra. “Sinto-me muito realizado em devolver este espaço ao povo de Vila Velha, do Espírito Santo e do Brasil”.
Visitas – As visitas acontecem das 9h às 16h30, de terça-feira a domingo. A entrada é gratuita. Podem entrar grupos de até 25 pessoas de cada vez e estes poderão permanecer no espaço até 20 minutos. O farol ficou fechado à visitação pública por mais de 10 anos.
A reabertura do espaço é resultado de um Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Vila Velha e a Capitania dos Portos. As intervenções e adequações foram feitas com recursos originários de convênio entre a Prefeitura de Vila Velha e o Governo do Estado, no valor de R$148.188.87. As obras foram executadas pela empresa BC Engenharia e Arquitetura Eirelli.
Confira as regras de visitação:
1. A visita poderá ser feita por grupos de no máximo 25 pessoas, podendo permanecer no local durante 20 minutos;
2. Está impedido acesso ao local de pessoas em traje de banho, sem camisa e/ou vestindo roupa inadequada a uma organização militar;
3. Menores de idade devem estar sempre de mão dada com um adulto;
4. A visita se limita ao espaço demarcado garantindo a segurança.
5. Não é permitida a entrada no Farol.
Funcionamento:
De terça-feira a domingo
Horário: das 9h às 17h, com o fechamento dos portões às 16h30
Telefone: (27) 3349-3898
História
Inaugurado em 1871, na Ponta de Santa Luzia, na entrada do canal de acesso de Vitória, no final da Praia da Costa, Vila Velha, Espírito Santo, com a finalidade de indicar ao navegante a entrada do canal de acesso ao Porto de Vitória, o Farol Santa Luzia consiste de uma torre octogonal metálica com 12 metros de altura, pintado de branco, confeccionada na cidade Glasgow na Escócia, em 1870. O monumento foi encomendado por João Maurício Wanderley, o Barão de Cotegipe, que na ocasião era responsável pelas pastas da Marinha e de Estrangeiros no reinado do então imperador D. Pedro II.
Em 1917, o aparelho luminoso constituído de um carro móvel foi substituído pelo atual, o qual consiste em uma lente BBT 4º Ordem, 500mm de diâmetro do tipo “olho de boi” com quatro focos divididos em: 01 elemento ótico, 02 dióptricos e 09 catadióptricos, “olhos de gato”, sendo 06 inferiores e 03 superiores. Devido à lente ter forma hexagonal, o espaço de dois painéis lenticulares é eclipsado por um anteparo opaco de metal, oriundo da França, cuja fonte luminosa era gerada através de um bico incandescente que queimava querosene, exibindo alcance luminoso de 15 milhas náuticas. O giro da lente era movido pela atual máquina de rotação tipo relógio.
Em 1938, o bico incandescente foi substituído por uma lâmpada elétrica 115V/ 250W e foi instalado o sistema de emergência com combinador automático AGA gás acetileno com bico de 25l/h. Nos anos posteriores, várias peças foram substituídas no Farol, a fim de aumentar sua eficiência até chegar ao modelo atual.
A partir de 1986, por ocasião da solicitação feita à atual Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Espírito Santo para tombamento do monumento, foram realizados apenas serviços de pintura, sondagem e recuperação estrutural da torre.
O terreno onde está situado o Farol Santa Luzia foi doado a União em 1913 pelo Dr. Hermano Santana e sua esposa e, posteriormente, entregue a Marinha do Brasil em 1985, atual responsável pela área. Além do farol, o local abriga uma vila residencial militar, com três casas, dentre elas, a do faroleiro, encarregado da manutenção do Farol.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas