A Marinha do Brasil emitiu, nesta segunda-feira (16), avisos de ressaca e ventos fortes na costa capixaba as ondas podem chegar a 2,5 metros entre o Sul do Estado e a capital, Vitória. Segundo o órgão, o fenômeno provocou vento forte soprando de Sudeste a Leste, com intensidade entre 52 e 62 km/h, e mar grosso, com ondas entre 3,0 e 4,0 metros de altura em alto-mar ao largo do litoral capixaba

O surfista Rian Lucas Azevedo que geralmente fica de 9 ás 18 horas no mar, ficou apenas três horas, pois as ondas estavam muito fortes e estava se cansando muito. “Em onda assim eu já me cortei, machuquei o pé, cortei a mão, e não quero isso de novo não”, relata o jovem.

A Defesa Civil Nacional também emitiu alertas para risco de alagamentos em todo o Espírito Santo, além de haver a possibilidade de deslizamentos em Vila Velha e Vitória.

A Marinha do Brasil recomenda que os banhistas e pequenas embarcações não entrem no mar, já a defesa civil orienta que os moradores evitem áreas de risco e busquem abrigo em locais seguros.

O Incaper emitiu um alerta especial válido até a terça-feira (16) e afirma que devido o acumulado expressivo de chuva no espírito santo. Não há expectativa de outros fenômenos meteorológicos contrários.

Há previsão de que os referidos sistemas meteorológicos provoquem ressaca com ondas se deslocando de Sul a Sudeste, com altura que pode superar 2,5 metros nas praias ao Sul de Guaparari até a noite desta segunda-feira (16), podendo alcançar toda a costa do Estado até a manhã desta terça-feira (17).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *