Dólar Em alta
5,243
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,243

Mapa da violência 2016: taxa de homicídios cai Estado, mas de latrocínio aumenta

homicidio_parque_moscoso_leonardo_sa__34_-103602O Espírito Santo diminuiu a taxa de homicídios de 1384 para 1180, entre 2015 e o ano passado. Os número foram divulgados nesta segunda-feira (30) no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2016 – o mapa da violência. Segundo os números, isso representa uma redução em cerca de 14%, o que levou o Estado a pular da 10ª para 16ª colocação no ranking nacional.

O Estado também reduziu em 12,3% dos casos de Crimes Letais Intencionais (CLI), sendo essa a 4ª maior redução no período 2015/2016. Já Vitória reduziu em 31,8% os casos de homicídios dolosos e passou da 22º para penúltima colocação, perdendo apenas para São Paulo. “Esse é um processo que vem acontecendo nos últimos anos, de reconhecimento nesses anuários, que é uma publicação nacional da redução de homicídios no Estado. Esse esforço tem sido feito com proposito de atuação integrada das policias, com foco na prisão de homicidas, diversas operações sendo feitos e sendo noticiadas de forma regular pela imprensa”, disse o Secretário de Segurança Pública, André Garcia.

Outro resultado foi o aumento no número de latrocínios, que saltou de 35 para 53 casos. Segundo o secretário, isso está ligado a crise econômica que atinge o país a cerca de um ano e meio, que atingiu os indicadores de furto, assaltos e latrocínio.

“Estamos revendo nossas estratégias para enfrentamento dessa questão. Porque a mancha criminal do latrocínio é bem diferente do homicídio, mudando as estratégias para aumentar presença policial e a investigação desses casos para coibir e inibir futuras condutas delituosas”.

Mesmo diante dos bons resultados em homicídios e tentativas, a expectativa é que os números do anuário em 2018 sejam piores, devido à greve da Polícia Militar em fevereiro. Foram registradas mais de 100 mortes em 23 dias sem policiamento nas ruas do Estado.“Foi um mês completamente atípico, mas que não vai mudar o processo. O mais importante disso tudo é temos sete anos seguidos de redução de homicídios é nos avaliarmos o processo, linha de governança, resultados obtidos, os ruins também. É esse processo de aprendizado e aplicação na gestão pública é que faz a diferença. Por isso acreditamos que mesmo com os resultados ruins no próximo ano, a expectativa é que os números vão continuar caindo”.

Feminicídios
Mesmo com um aumento de 20% em 2017 no número de morte de mulheres, o número de feminicídios diminui, segundo a estatística. O Espírito Santo ocupa agora o 5º lugar. Segundo André Garcia, O Estado tem uma taxa de esclarecimento desse tipo de caso de 75%. A média nacional é de 8%.

“Esse é nosso grande desafio, muito embora nos últimos anos esse resultado tenha melhorado, nesse ano estamos com um aumento na morte de casos de mulheres. O governo tem chamado atenção para essa questão. Que vai além das estratégias policias, que vamos manter. Todos os casos estamos esclarecendo, uma mensagem forte contra a impunidade. Mas é fundamental que aja participação de todos porque precisamos evitar os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. Não há nenhum caso de feminicídio que não seja precedido por ele. Se nós conseguirmos interromper esse ciclo da violência, impactar e impedir que elas continuem sofrendo casos de violência, tenho certeza que reduzir ainda mais. E não vamos aqui tratar da morte de mulheres com tanta naturalidade, assunto que infelizmente entrou na pauta”, disse Garcia.

https://www.youtube.com/watch?v=Bkta-6X9qf0

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas