Dólar Em baixa
5,204
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,204

Mandarim vai ser ensinado em escola estadual de Vitória

Hartung Mandarim
Paulo Hartung e Ana Qiao anunciaram a novidade na grade escolar estadual (Foto: Bárbara Greco)

As escolas da rede estadual de ensino vão passar a ter o idioma mandarim na grade curricular. A novidade é uma parceria entre o Governo do ES e o Instituto Confucius, da China, e chega primeiro a escola Fernando Duarte Rabelo, em Vitória, no primeiro semestre de 2018. Serão ofertadas inicialmente 90 vagas. As inscrições estão abertas até o dia 21 de dezembro.

Segundo o secretario Estadual de Educação, Haroldo Rocha, as aulas serão ministradas por professores chineses, custeados pelo Governo do Estado. O Fernando Duarte Rabelo vai ser tornar Escola Viva, com aulas em tempo integral. A ideia é expandir o mandarim para outras escolas da rede Estadual.

“É uma novidade para os nossos jovens, estudantes do ensino médio. Nos vamos a partir do ano que vem começar a ofertar o mandarim. Começamos na escola Fernando Duarte Rabelo, que hoje é de ensino médio regular e a partir do ano que vem será escola viva. Então eles vão estudar inglês e o mandarim. As matriculas estão abertas”.

O secretário disse que o Centro Estadual de Idiomas (CEI) passa a funcionar em novo endereço e também vai passar a ofertar o mandarim. A expectativa é de que as inscrições comecem em fevereiro de 2018. Serão 600 vagas para alunos de toda a Grande Vitória. “Vamos fazer isso com uma parceria importante, com o Instituto Confucius, que é do Governo Chinês, para apoiar o ensino da língua e difusão da cultura chinesa em nível global”.

Informou ainda que o número de bolsas para que os alunos façam um intercâmbio vai passar de 100 para 130. Um novo edital será publicado amanhã (24) no Diário Oficial do Espírito Santo (DIO). Quem estuda Inglês pode concorrer a bolsas para os Estados Unidos, Inglaterra e Chile. Já para quem cursa espanhol a oportunidade é o para o Chile. A expectativa é quem em 2019 a China também entre nessa lista.

“Pode ser aprendido aqui no Espírito Santo. Mas nada melhor que do vivenciar no país de onde a língua é originária. O acordo com o Instituto Confucius prevê sim para os jovens que estudarem mandarim intercâmbio na China de várias formas para que eles possam vivenciar a língua e cultura, conversando e falando com o cidadão de lá”.

A diretora da Confucius, Ana Qiao, disse que a parceria já existe com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) desde 2013. “Estou no Brasil há oito anos. Começamos o contato com o Estado há dois anos e agora vamos ensinar o chinês em uma escola. Vai ser um projeto de pelo menos três anos”.

A estudante do 1º ano, Yasmin Teixeira, 16, contou que está empolgada com a novidade. “Meu pai sempre me incentivou a buscar outra língua. Já faço inglês no CEI. Essa notícia do mandarim no Escola Viva do Fernando Duarte Rabelo foi uma surpresa pra mim e uma grande felicidade. A China está crescendo cada vez mais e acho essencial ter o inglês e o mandarim”.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Gostei muito da ideia de ensinarem outras linguas que não sejam o ingles, eu gostaria muito de aprender linguas asiaticas, ainda mais o japones, e gostaria muito que ensinassem em minha região tambem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas