Dólar Em baixa
5,126
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,126

Mal nas pesquisas de imagem Hartung busca outra cara

Por Paulo Cesar Dutra

O governador Paulo Hartung está de malas prontas para sair do PMDB e três siglas estão na sua mira: a do PSDB, a do DEM e a da REDE. Um dos motivos é a sua queda vertiginosa nas pesquisas da sua imagem no seu terceiro mandato. Ele bem que tentou mudá-la usando a imprensa de outros estados que puseram uma máscara na sua atual administração, colocando-o como melhor candidato para ser o próximo presidente da República.

Nos mandatos anteriores, de 2003 a 2006 e de 2007 a 2010 ele deitou e rolou, tendo inclusive eleito seu sucessor, em uma seleção demoníaca, o que não foi bom para ele, nem para a imagem dele. Decidiu ser candidato a mais um mandato, percebeu que ainda estava bem nas urnas e porque também, nunca teve adversário, pois sempre joga sozinho, na frente do espelho. Não estou revelando que ele é narcisista!

Largar o governo numa situação assim será péssimo para ele, porque já está na boca do povo, de que ele não está lendo mais os livros estrategistas  e virou um péssimo administrador. A sua desfiliação da legenda do PMDB, onde está desde 2005, é um dos motivos, pois vem dando sinais de desconforto dentro da sigla.  Ou seja, ao lançar na imprensa de outros estados a sua imagem de o melhor candidato ao palácio do Planalto em 2018, passaram a incomodá-lo, não o deixando tocar a política à sua maneira no Espírito Santo.

Ou seja, quando o inimigo não tem defeito, cria-se. Botaram nele a imagem do “Baianinho” e a reação foi a pior possível. Ficou mal nas pesquisas de sua imagem e o caminho é uma cara nova para melhorar o seu visual, porque o “Baianinho” é uma imagem ruim para ele. Ele mesmo entendeu que sua imagem tem que ser a do Paulo Hartung, que anda muito, gasta  muita sola de sapatos ou tênis.

Se ficar na frente do espelho conversando com sua imagem, sozinho…

Juiz, promotor e deputado absolvidos da Operação Pixote
O juiz de Direito Alexandre Farina Lopes, o defensor público Severino Ramos da Silva e o deputado estadual Josias Mário Da Vitória (PDT), foram absolvidos da Operação Pixote, pelo Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo – TJES, que homologou  o arquivamento da investigação contra essas três autoridades que eram suspeitas em contratos no  Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). Era um   desvio de mais de 50 milhões teria ocorrido entre os anos de 2008 e 2009. Já os demais 23 denunciados – entre servidores públicos e empresários –  respondem processo na 10ª Vara Criminal de Vitória e na 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual, por Improbidade Administrativa. (a matéria completa está postada  no blog do Elimar Côrtes, de hoje, 27).

Porta da esperança ou da corrupção
“Nossos presidentes entram sempre pelo portão monumental da esperança, sentam no trono furta-cor da decepção e saem pela porta suíça da corrupção.”(Millôr Fernandes)

Porta final
O certo é certo e o errado é errado. Não há dúvida. Pois bem: o presidente da República é denunciado por crimes de corrupção cometidos no exercício do cargo. É certo ou errado ele se manter no cargo? De sua opinião, um direito democrático!

Sobrevivência
A questão é como o país vai extirpar esse mal? Evidentemente que não se pode, como quer o outro, esperar gestos de grandeza ou bom senso, caso contrário não haveria uma denúncia criminal. O que se deve fazer é acreditar que os representantes do povo vão trocar interesses momentâneos pela sobrevivência política e moral. Oxalá!

Corrida maluca
Como se sabe, o juiz federal Sério Moro condenou ontem (26), em longas 300 laudas, Antônio Palocci a 12 anos por corrupção e lavagem. O juiz determinou que o réu responda preso cautelarmente eventual fase recursal, sob o argumento de que o homem é poderoso e com conexões igualmente poderosas, o que poderia influir contra o regular termo da ação. O fato é que a Corte Suprema permite a prisão após condenação em segunda instância, mas não a execução provisória em primeiro grau, conforme argumento do ministro Toffoli em julgamento, pela 2ª turma do Supremo, de HCs de dois condenados da Lava Jato, quando o colegiado cortou não as asas, mas as preventivas do juiz Federal. De modo que teremos uma “corrida maluca” de Palocci: ele deverá transitar em diversas instâncias para ver julgado seu habeas no Supremo, quando então poderá eventualmente ser solto. Isto é, se o writ não chegar depois de eventual apreciação de apelação no TRF.

Imoderado poder
Frente aos escândalos éticos e políticos, o festejado professor Paulo Kramer questiona o poder imoderado das autoridades do país. Para ele, há uma desmoralização de todas as instituições políticas, o que perpetua uma vergonhosa dependência em relação a qualquer Poder Moderador.

Imunidade parlamentar
O STF decidirá se o Estado pode ser responsabilizado civilmente por danos causados por atos protegidos por imunidade parlamentar. A matéria é tratada no RE 632.115, de relatoria do ministro Barroso, e teve repercussão geral reconhecida no plenário virtual da Corte.

Devolução mamãe eu quero
O pleno do Tribunal Superior do Trabalho – TST aprovou ontem (26) resolução que prevê a devolução dos 13,23% de Vantagem Pecuniária Individual paga aos servidores do Tribunal, cumprindo decisão do TCU. O Tribunal de Contas, em sessão do dia 31/5, entendeu ilegal o pagamento da vantagem (acórdão 1.120/2017).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas