Dólar Em alta
5,016
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,016

Mais um feriado por aí: que tal revisar o carro para evitar problemas na estrada?

AlinhamentoO feriado de Tiradentes, na próxima sexta-feira, 21 de abril, é mais um momento de reunião em família, o que motiva o aumento expressivo de viagens regionais e interestaduais.  Por isso, as rodovias em todo o País devem ter um movimento bem maior que o usual – e isso exige ainda mais cuidados dos motoristas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal do ES (PRF), no último feriado da Semana Santa foram registrados 37 acidentes, um com morte e duas pessoas perderam a vida.

Para que o número de ocorrências diminua e não haja mortes, quem vai pegar estrada deve ficar atento. Com os pneus carecas a viagem pode acabar antes da hora, e além do risco de acidentes o motorista pode ser multado em infração grave, perder 5 pontos na carteira de habilitação e ainda ter o carro apreendido. Mas não são apenas os pneus, existem outros itens que também devem ser vistoriados antes de pegar a estrada.

Alessandro Vilas Bôas já decidiu, vai viajar com a família no feriado, mas antes foi à oficina para fazer a revisão do veiculo. “Vou fazer alinhamento, balanceamento, olhar pneus, freios e verificar se todos os itens estão ‘ok’”, conta.

Montagem de pneuOutro ponto importante a ser checado é a inspeção dos freios que deve verificar o nível de desgaste e se suporta os km extras da viagem, de acordo com o empresário Wanderlúcio Miranda,. “O carro precisa estar “em dia” para não ter complicações em um percurso longo. Se o freio não estiver com uma boa pastilha, pode causar vazamento no nível de fluido e vir a falhar, o que é muito perigoso se o carro estiver em grande velocidade na estrada”, disse.

O freio é só um dos itens básicos de segurança que devem ser verificados na hora da revisão, segundo o empresário. Alinhamento, balanceamento, calibragem do pneu, correia dentada do motor, palheta do limpador e óleo também são fundamentais para garantir uma viagem mais segura.

E nesta época do ano o que não faltam são veículos a espera de revisão comenta. “Aqui em média são realizados 20 agendamentos diariamente, sem contar os veículos que chegam de última hora, o que não é aconselhável,” afirma o empresário.

Além do pacote de serviços na revisão para o feriadão ele recomenda a revisão periódica e afirma que o carro precisa estar “em dia” não apenas durante viagem, mas no dia a dia. “Muitos acidentes poderiam ser evitados se alguns motoristas tivessem mais preocupação com a situação mecânica do carro. O serviço de revisão que dura cerca de uma hora e meia e ajuda a evitar acidentes por inibir a falha de algumas peças que antes estavam comprometidas”, reforça.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas