Estacionamento Rotativo
Estacionamento Rotativo

O bairro Jardim América, em Cariacica, deverá ser o segundo no município a receber o sistema de estacionamento rotativo, no qual é cobrada taxa mínima para que o veículo possa ocupar uma vaga. O assunto, no entanto, gera opiniões diferentes entre comerciantes da região contemplada.

Uma das questões levantadas pelos comerciantes foi o estado das ruas que receberão o sistema. Eles reclamam da existência de buracos e da estrutura do sistema de valão da região, que acaba servindo também de estacionamento nas áreas em que é coberto.

Amilton Nunues de Araujo, que vive no bairro há 20 anos, disse que com a grande dificuldade de estacionamento nas ruas, “o valão é visto como opção para muitos”.

Já Simone Fardim acredita que “antes de instalar o rotativo, é preciso acertar as ruas. Ela diz ainda que “um estudo deveria apontar as melhores ruas para a implantação do sistema.

Rogério Sangir, morador da região há 25 anos, acredita que a tendência é de que as pessoas estacionem em outras ruas para fugir da cobrança, mas acredita que a mudança vai beneficiar quem utiliza o estacionamento diariamente. “As pessoas vão procurar ao redor para estacionar, mas pelo menos vai ter vaga”, afirma Rogério.

O preço

Proprietária de um comércio em Jardim América Keila Kill diz que o valor talvez não seja compatível com região. Na opinião dela, o valor deveria ser menor do que é cobrado no Centro de Vitória e em Campo Grande. “Vai melhorar para estacionar, mas por um lado pode ser que o valor seja muito alto para a região. E para que o sistema seja instalado, seria importante melhorar a infraestrutura da região”.

A Prefeitura de Cariacica informou que a análise para implementação do sistema de estacionamento rotativo no bairro Jardim América levou em consideração a situação das ruas, tanto no que diz respeito ao tamanho, como na parte estrutural. Sendo assim, chegou-se à conclusão de que apenas os seguintes logradouros serão explorados, em um primeiro momento: América, Paraguai, Espírito Santo (até a altura do Supermercado Extrabom), Rua Hermes Santório

Ainda segundo a prefeitura, está sendo analisada, também, a possibilidade de se implantar o sistema rotativo em parte das Ruas Guiana; Rua Venezuela; Rua Bolívia e Rua Cuba. Para que a operação se inicie, a prefeitura deverá realizar algumas alterações e adequações na parte viária dos logradouros citados. Sendo assim, somente após estas intervenções é que a operação se iniciará.

A previsão da prefeitura é de que o sistema entre em vigor ainda no primeiro semestre deste ano. Quanto às tarifas, conforme determina o Decreto Municipal 104/2016, os valores cobrados em todo o município serão os mesmos, não havendo distinção de áreas ou bairros.
Ainda segundo a prefeitura, será marcada uma Audiência Pública com representantes dos empresários e moradores locais, em conjunto com a concessionária e representantes da prefeitura, para definir alguns aspectos da operação. Tal reunião deverá ser marcada até o fim do mês de fevereiro.

Texto: Kênia Egídio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *