Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,243

Mais do que imprópria para banho por balneabilidade, mar de Vitória vira arriscado por espécies marinha?

Depois de uma carnaval onde toda a orla de Vitória estava imprópria para banho, devido às péssimas condições do mar, o risco agora são as espécies marinhas. É o que circula nas redes sociais após um tubarão ter, possivelmente, mordido o pé de uma mulher. A ocorrência foi na tarde de domingo (11), quando Rosilda de Souza, 46, foi atacada por um animal marinho enquanto limpava peixes em praia localizada debaixo da Terceira Ponte – que liga as cidades de Vitória e Vila Velha.

Já nesta sexta-feira (16) fotos circulam pelas redes sociais dando conta de que um suposto tubarão teria sido visto na Curva da Jurema. A praia é uma das mais frequentadas por banhistas e praticantes de esportes náuticos e uma das imagens mostra, justamente, que o animal estava atrás de uma canoa. Biólogos, no entanto, não acreditam que o mar da capital esteja tomado por espécies perigosas, mas não destaca que o animal registrado nesta sexta, na Curva da Jurema, seja um golfinho ou um boto.

A orientação dos profissionais é que, ao avistar qualquer espécie marinha, os banhistas se afastem e avisem às autoridades ambientais. Sobre o caso da doméstica, ainda não há certeza se tratava-se de um tubarão, porém, a forma como o animal atacou seu pé, que precisou passar por microcirurgia com 35 pontos, há possibilidade de ser um filhote.

Fiscais da Gerência de Monitoramento e Ecossistema da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) intensificarão suas ações por mar a partir de um incidente na região da Ilha do Boi, onde uma mulher foi mordida por um animal na água. O doutor em Oceanografia e mestre em Biologia da Semmam Flávio Nascimento Coelho analisou a situação e disse que existe uma grande possibilidade de ser uma moreia, que tem a característica de viver em regiões de pedras e teria sido atraída pelas vísceras de peixes que estavam sendo limpos à beira do mar.

“Nos meus 25 anos atuando nessa área, posso dizer que não é comum a presença de tubarões nas águas da Grande Vitória”, disse Flávio. Segundo ele, a população não precisa ficar alarmada. “Foi um evento isolado. A presença do sangue e das vísceras levou a esse acidente, mas via de regra, não somos presas de tubarão”.

Ataques de tubarões
De acordo com reportagem do site BBC, águas que recebam esgoto e sangramentos podem atrair tubarões. Rosilda estava limpando peixe e, portanto, mexendo com sangue quando foi atacada. Segundo também a reportagem, se outros mamíferos marinhos estiverem por perto, é possível que tubarões também estejam por ali. Se confirmado que o animal identificado nesta sexta é um golfinho, se aproxima ainda mais a possibilidade da presença do tubarão em Vitória.

Paulo Rodrigues, outro oceanógrafo da Semmamm faz um alerta: “É necessário que as pessoas não limpem os pescados na água. Esse é um comportamento desaconselhável, pois peixes predadores podem ser atraídos pelas substâncias das entranhas do pescado”. Ele completou: “Esse comportamento é muito observado por mergulhadores que usam resto de peixes para atrair peixes maiores. Na maioria dos casos, as moreias são as que aparecem com frequência nas margens de Vitória”.

Balneabilidade
Embora as condições das praias capixabas não serem as melhores e, após uma semana com todas as praias impróprias para banho, a prefeitura de Vitória divulgou boletim de balneabilidade da orla da capital. E garantiu que dos 26 pontos avaliados na orla da capital, 17 estão liberados. Veja a nova classificação

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas