Dólar Em alta
5,152
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
29ºC

Dólar Em alta
5,152

Mais de um ano: obras no Terminal de Itaparica só serão concluídas em outubro de 2019

terminal de itaparica1

Depois de quase um mês de interdição, a Secretaria Estadual de Transportes (Setop) definiu um prazo para a conclusão das obras do Terminal de Itaparica. De acordo com o secretário da pasta, Paulo Ruy Carnelli, o terminal só ficará pronto em outubro de 2019, um ano e três meses após o fechamento do local aos seus mais de 50 mil usuários diários.

“Esse prazo foi estipulado porque tem que ser feita uma reforma importante, a estrutura e o telhado serão retirados. Precisava-se fazer um projeto novo porque o laudo indicou que havia problemas, e a gente estima que vamos conseguir fazer esse projeto em 150 dias e outros nove meses, aproximadamente, para contratar e executar a obra com bastante cuidado para não ter problemas dessa vez”, explicou Carnelli.

Ainda segundo o secretário, a empresa responsável pela obra informou que a possibilidade de instalação de uma cobertura provisória só poderá ser avaliada depois que o telhado avariado for totalmente retirado, processo que levará pelo menos cinco meses para ser finalizado. “Uma das analises que a gente fez esses dias foi a colocação de uma estrutura provisória, que ainda está sendo trabalhada pela Ceturb, de maneira que consiga levar a operação de volta para o terminal, antes da metade do prazo que a gente precisa para fazer a obra. Essa analise econômica e técnica está sendo feita”.

Quanto ao remanejamento dos usuários para os outros terminais, o secretário informou que a medida é de responsabilidade da Ceturb. Já a Companhia afirmou que o trânsito de passageiros seguirá como o definido em 21 de julho: 30 linhas deslocadas para o Terminal de Vila Velha e outras 4 para o Terminal do Ibes.

O secretário falou também sobre as condições dos terminais da Grande Vitória. Segundo Carnelli, um edital publicado na segunda-feira (13) disponibilizou R$ 7 milhões para obras de manutenção, como conserto de telhados, pistas de rolamentos, sanitários, entre outros. Informou também que seis dos dez terminais já estão com seus alvarás de funcionamento em dia.

Manifestações
Os moradores da chamada Região 5 de Vila Velha se organizam para realizar protestos nos próximos dias, em diversos locais das vias no entorno do Terminal de Itaparica, contra os efeitos do fechamento dele. Também nos bairros Jockey, Araçás, Darly Santos, Guaranhuns, Pontal das Garças, Balneário Ponta da Fruta, Morada do Sol, Barra do Jucu, Morro da Lagoa, Nova Ponta da Fruta, Ponta da Fruta, Praia dos Recifes, Recanto da Sereia, São Conrado, Ulisses Guimarães e São Torquato circulará um abaixo-assinado entre os moradores. O documento será protocolado na prefeitura, órgãos do Governo e Ministério Público exigindo ações paliativas, enquanto o terminal estiver fechado.

“A gente pede uma solução paliativa. O ponto de apoio foi instalado próximo ao Shopping Boulevard, mas sem a menor estrutura. Hoje a gente paga mais de uma passagem, quando passamos pelo ponto de apoio, diferentemente do que é usual no terminal”, destacou a líder comunitária do bairro Jockey, Sabrina Leonel.

Ela acredita que mais de cinco mil assinaturas serão colhidas, pois a insatisfação é generalizada. A liderança destaca que não se trata de reabertura do terminal a qualquer custo, pois a população não quer ficar em risco. Mas em dar condições dos usuários do Sistema Transcol que passaram por ele. “Não pedimos reabertura, mas solução e segurança. Não só estamos enfrentando condições precárias, como expostos a assaltos frequentes. Esses dias teve arrastão, e não há policiamento no ponto de apoio e nem nos terminais com capacidade para suprir o fluxo de pessoas, que aumentou muito”, concluiu.

Com informações de Lizandra Amario

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas