Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Mais de mil pessoas aguardam transplante de órgãos no ES

doação orgãoO Espírito Santo tem 1099 pessoas na fila de espera por uma transplante de órgãos. Desse total, o de rim está em primeiro lugar (969), seguido de córnea (89), fígado (37) e coração (4). Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Ainda segundo a Sesa, o estado apresentou uma queda de 4,71% no número de transplantes realizados entre janeiro de julho de 2018. Foram 263 procedimentos. No mesmo período de 2017, o número foi de 276 cirurgias.

Entre os procedimentos, foram feitos 162 transplantes de córnea, um aumento de 0,62% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O número de transplantes de esclera (camada branca que protege o globo ocular) subiu 100%. Entre janeiro de julho de 2018, foram 12 cirurgias, seis a mais que o registrado em 2017.

Outros aumentos registrados foram nos transplantes de fígado, com 17 procedimentos (+41,66%) e coração (aumento de 33,33%). As baixas destacadas são em rim vivo (-47,36%), medula óssea (-29,62%) e rim falecido (-22,22%).

Mês de incentivo

Durante todo o mês de setembro, a Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), junto aos hospitais públicos, particulares e filantrópicos do Espírito Santo, vão desenvolver ações de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplante.

A programação vai desde palestras técnicas para profissionais da assistência, até atividades que vão envolver funcionários de áreas administrativas, familiares de pacientes internados e a comunidade em geral.

No Hospital Estadual Central, em Vitória, a fachada do prédio será iluminada com a cor verde, à noite, durante todo o mês. Às sextas-feiras de setembro, todos os funcionários do hospital estão autorizados a usar uma peça na cor verde.

No Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, a fachada também será iluminada com a cor verde, à noite, durante todo o mês. No dia 18 de setembro, o hospital promoverá um curso de atualização voltado para médicos sobre o novo protocolo de morte encefálica. No corredor que dá acesso ao refeitório, será colocada uma faixa com dizeres sobre doação de órgãos, a fim de manter as pessoas que transitam pelo local em contato com o tema.

No dia 27 de setembro, data em que é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Órgãos, os potinhos de sobremesa do refeitório do Hospital Jayme Santos Neves trarão um adesivo com dizeres sobre doação de órgãos, que pode ajudar a colocar o tema em discussão na hora das refeições. Já nos dias 26 e 27 de setembro, laços verdes, que simbolizam apoio à doação de órgãos, serão distribuídos na entrada do refeitório do hospital.

No Hospital Estadual São Lucas, em Vitória, haverá ação de conscientização com foco nos funcionários nos dias 11 e 12 de setembro, a partir das 16h. Será uma ação itinerante, que vai percorrer vários setores do hospital e, de forma lúdica, lançar perguntas para as equipes com o tema Mitos e Verdades sobre a Doação de Órgãos. No dia 12, a partir das 8h30, a mesma ação será realizada nas recepções do hospital e terá como público-alvo os pacientes e seus acompanhantes.

Rede particular e filantrópica

Hospitais da rede particular e filantrópica também informaram à Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) o que programaram para o Setembro Verde. A Santa Casa de Misericórdia de Vitória vai realizar uma oficina, no dia 20 de setembro, com o tema “O importante precisa ser dito em vida”. Já no dia 22, um sábado, o Hospital Evangélico de Vila Velha, que é um dos centros transplantadores do estado, fará a 9ª Caminhada de Sensibilização para Doação de Órgãos. Será às 15 horas, na orla da Praia da Costa, em Vila Velha.

No dia 15 de setembro, o Hospital Meridional, em Cariacica, realizará um curso de atualização em morte encefálica voltado para médicos. Será das 8h às 17h. Já no dia 24 de setembro, o Meridional vai realizar um Simpósio de Doação para Transplante para sua equipe multiprofissional.

Também com foco em sua equipe de funcionários, a Clínica dos Acidentados, em Vitória, realizará, de 24 a 28 de setembro, um seminário sobre doação de órgãos. No Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), em Vitória, será realizado um simpósio de doação de órgãos no dia 28 de setembro.

Outras agendas

A coordenadora da Central de Transplantes do Espírito Santo, Maria Machado, ministrará palestra para acadêmicos de enfermagem e de medicina sobre doação e transplante no dia 12 de setembro, às 19 horas, em Vila Velha. Já no dia 19, a coordenadora fará palestra para alunos de ensino médio na Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Santos Silva, em Cariacica, às 19h30.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas