Dólar Em baixa
5,234
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,234

Mais de meia tonelada de lixo recolhidos de praias de Aracruz

Cerca de 558 kg de lixo, recolhidos de 6 km de praias do município de Aracruz, norte do Estado, de abril a maio deste ano. O maior volume é de garrafa pet: 2.047 unidades. Também foram retirados pneus, boias de barco, isopor, garrafa de cerveja, lata de óleo de motor, entre outros. O trabalho foi feito pela Associação Vivas Algas, que trabalha pela conscientização ambiental.

Um dos voluntários, o gestor ambiental Márcio Coutinho de Oliveira, informou que tudo foi recolhido em 98 sacos de lixo com 100 litros cada, da praia de Santa Cruz a Praia Formosa. O município de Aracruz é região de reserva marinha e uma das Área de Proteção Ambiental (APA) que mais produz algas no mundo.

“Tem peixes, tartarugas e polvos. São áreas marinhas de Refúgio de Vida Silvestre (RVS), protegido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). É nacional e as pessoas podem visitar. Vai da serra até Aracruz, passando por Fundão. Coletamos o lixo em uma área de refúgio mais curta”.

Ainda segundo ele, a necessidade de fazer caminhadas pela manhã esbarrava com uma grande quantidade de lixo pelas praias. Em período de um ano, ele e outras 12 pessoas instalaram 15 lixeiras feitas de pneu embaixo de árvores, próximas ao asfalto e em outros pontos estratégicos. Também foram colocadas placas educativas com a frase “Leve o seu lixo. Os peixes e as tartarugas agradecem”, para chamar a atenção dos banhistas. O resultado tem sido positivo.

“As lixeiras estão sendo utilizadas pelos banhistas. Percebemos uma conscientização. Antes elas deixavam fora do saco de lixo, embaixo das arvores. E ali não tem coleta. É um ciclo, temos que manter as placas e instalar mais lixeiras”.

O lixo foi exposto para alunos da Emef Santa Cruz nesta semana. E estará aberto ao público de 18 a 20 de agosto na Festa de Santa Cruz (em local a ser definido). Também há possibilidade de outros centros de ensino receberem a exposição. Boa parte do trabalho é mantida pelos próprios voluntários. Quem quiser ajudar pode entrar em contato através da página Associação Vivas Algas no Facebook.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas