Dólar Em alta
5,016
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,016

Mais de 72 infrações eleitorais no Espírito Santo

Redação Multimídia ESHOJE

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/10/05/1_leonardo_alvarenga___juiz_auxiliar___tre___dayana_souza-94949.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5431f500ec92a', 'cd_midia':94939, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/10/05/leonardo_alvarenga___juiz_auxiliar___tre___dayana_souza-94939.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Dayana Souza', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '233', 'align': 'Left'}Durante o dia da eleição, os números de pessoas tentando burlar a legislação foi alto. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), foram 72 autuações, sendo 69 termos circunstanciados, portanto infrações de menor potencial ofensivo, e três autos de prisão em flagrante.
Dentre as 82 pessoas conduzidas, duas delas foram presas em Itapemirim, como o ESHOJE divulgou com exclusividade no início da tarde desta segunda-feira. Há também dois menores envolvidos nas infrações eleitores, como boca de urna.
A maior quantidade de irregularidades foi de boca de urna. Há casos também de capacitação ilícita de sufrágio. Um cidadão com munição reservada e perturbação do sossego completou a lista de infrações. Em Cariacica, ocorreram cinco termos circunstanciados, um envolvendo um adolescente. Na Serra foram três termos e um envolvendo um menor de idade. Em Guarapari ocorreram três termos.
Segundo dados enviados pela Polícia Federal à Justiça Eleitoral, em Vitória, Vila Velha e Viana ocorreu 13 termos circunstâncias e 18 conduzidos.
“Esse sistema é uma inovação porque não havia dados tão confiáveis antes. Temos hoje a possibilidade de ter esses dados para criar uma estrutura numérica. Havia a prática das pessoas serem detidas e depois liberadas. O mais importante é que tivemos atuação em todos os municípios do Estado”, explicou o juiz auxiliar da Corte, Leonardo Alvarenga.
Ainda faltam contabilizar os dados da detenções pela Polícia Civil, que devem ser fechados até esta segunda-feira (06). Não foi contabilizada a quantidade de selfies das urnas durante a votação, o que é uma infração eleitoral. “É uma prática ruim na democracia”, considerou o juiz.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas