Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,204

Mais de 6,3 mil habilitações provisórias canceladas no estado este ano

Caio Miranda – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2015/03/06/1_habilita____o_eshoje-117326.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'54fa3f938869b', 'cd_midia':117321, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2015/03/06/habilita____o_eshoje-117321.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'ESHOJE', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '500', 'cd_midia_h': '356', 'align': 'Left'}Após passar nas provas teóricas e práticas do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), o novo condutor está apto a receber sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), certo? Errado. Antes, é dada uma Permissão Para Dirigir (PPD) com validade de um ano, popularmente chamada de carteira provisória.
De acordo com a Subgerência de Infrações e Penalidades do Detran-ES, entre Janeiro e Setembro de 2015, 6.396 condutores capixabas perderam o direito de dirigir, estando ainda com a habilitação de permissionário. O município da Serra lidera as estatísticas. Só em 2015, a cidade já registrou 812 cancelamentos de permissões.
Se o motorista respeitar os parágrafos 3º e 4º do artigo 148 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que informam que o condutor perde a permissão de dirigir quando comete uma infração de natureza grave ou gravíssima, ou ainda quando é reincidente em infrações médias, em um ano ele sai de permissionário para habilitado. Mas parece que muita gente não tem conhecimento sobre isso.
O número total de PPDs suspensas no estado representa um aumento de 10% de penalizações, se comparado ao mesmo período do ano passado (5.822).
O estudante Vinicius Rodrigues, de 19 anos, perdeu sua PPD em uma blitz da Operação Lei Seca, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, em Vila Velha, há dois meses. Ele conta que o arrependimento foi grande, mas que não são apenas os mais novos que estão desrespeitando o Código de Trânsito.
“No momento em que o guarda falou que eu perderia a carteira, não acreditei. Fiquei sem reação, muito triste por ter feito algo que sabia que era errado e mesmo assim o fiz. O mais frustrante foi contar aos meus pais e perder a confiança que eles tinham em mim. Não acho que minha inexperiência no volante contribuiu para o erro, pois muitos que têm 20, 30 anos carteira cometem infrações graves”.
Para novamente ser habilitado, o motorista que tem a Permissão Para Dirigir cancelada deve esperar um ano de suspensão. Após o prazo, ele tem que voltar a uma autoescola e fazer todo o processo novamente.
Para isso não ser necessário, o Detran recomenda que os novos motoristas façam trajetos curtos, como dirigir dentro do bairro e ir a locais próximos, com percurso conhecido, como padaria, farmácia e supermercado.
Após um período de reflexão e muita dor de cabeça, Vinicius não quer repetir o mesmo erro e ficar sem dirigir mais uma vez.
“Quando tirar novamente a carteira, já botei na minha cabeça: beber e dirigir, nunca mais! Como diria um velho ditado, errar é humano, errar novamente é burrice”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas