Dólar Em alta
5,006
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em alta
5,006

Mais de 160 escolas do ES tem até 10 alunos matriculados

Mais de 160 escolas do ES tem até 10 alunos matriculadosDe 2.704 escolas, das redes municipais e estaduais, em todo o Espirito Santo, 169 (6%) tem até 10 alunos matriculados.

É o que aponta a auditoria, na qualidade de levantamento, de Dados Educacionais do Estado, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES).

Na Região Metropolitana de Vitória, cinco são as escolas que se enquadram dentro desta realidade. Três estão localizadas no município de Guarapari. Em seguida vem Cariacica e Fundão, com uma escola cada.

Além disso, uma escola da rede municipal com menos matriculas em todo o estado tem apenas dois alunos e está localizada em Bom Jesus do Norte.

Com isso, de acordo com o conselheiro do TCE-ES, Rodrigo Coelho do Carmo, foi concluído que não há colaboração entre as redes de ensino municipais e estadual para planejamento de oferta de vagas.

É preciso que o Estado queira fazer, que o Estado faça e que o município também faça. Então, nós estamos determinando o Estado e é uma condicionante que o município participe para que se efetive o regime de colaboração entre as redes de ensino para planejamento da oferta de vagas nas escolas”, destacou. 

Turmas multisseriadas

Além disso, outro fator que chama atenção é o número de escolas com turmas  multisseriadas no estado, que chega a 620 escolas. Sendo que destas, 70,8% estão localizadas na zona rural dos municípios, o que equivale a 27,5% do total das escolas municipais em todo o Estado.

O modelo multisseriado é uma forma de organização de ensino na qual o professor trabalha, na mesma sala de aula, com várias séries do Ensino Fundamental simultaneamente, tendo de atender a alunos com idades e níveis de conhecimento diferentes.

Ainda segundo o conselheiro do TCE-ES, cada caso precisa ser analisado a partir de agora para qualquer tomada de decisões. “Nós estamos apontando em nosso estudo é que há evidências o suficiente para que se estabeleça um novo planejamento para as ofertas de vaga das redes de educação do Espírito Santo. Consequentemente, uma medida que tomaremos é o monitoramento”, pontuou. 

Após o estudo que contemplou as informações relacionadas à educação, o conselheiro afirma que a politica pública de saúde, como outras, está na mira do TCE-ES.

https://www.youtube.com/watch?v=iGZ6EhD8aNo

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas