Dólar Em baixa
5,243
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,243

Mais de 10 mil capixabas bloquearam celulares furtados no ano passado

Foto: EBC
Foto: EBC

Focados na segurança pessoal os capixabas estão em terceiro lugar no ranking dos Estados com maior número de aparelhos celulares bloqueados no país. Como meio de proteger aparelhos furtados o bloqueio impede de fazer ligações e diminui o valor de venda do produto roubado.

Em 2017 foram 50.866.293 aparelhos bloqueados em todo Brasil. Segundo a Agencia Nacional de Telecomunicações (ANATEL), o Espírito Santo foi terceiro estado que mais realizou esse tipo de atividade, foram 10.179 bloqueios só em 2017. Em primeiro lugar está São Paulo com 116.967 bloqueios e Rio de Janeiro em segundo lugar com 27.785 bloqueios.

O bloqueio do celular é a maneira mais utilizada por pessoas que têm seus aparelhos telefônicos roubados. Através desta trava é possível impedir que o equipamento se conecte as redes celulares, ou seja, ele fica impossibilitado de realizar ligações, enviar SMS e navegar na internet pelas redes celulares o que, por consequência, reduz o valor do equipamento e tende a tornar este tipo de crime (roubo de celulares) menos atrativo.

Para realizar o bloqueio não é mais necessário possuir o número de IMEI do aparelho, basta o usuário vitima de roubo/furto entrar em contato com sua operadora ou, nos casos dos estados que já aderiram ao projeto Cadastro de Estações Moveis Impedidas (CEMI), em contato com a Delegacia de Polícia e solicitar o bloqueio do equipamento.

Caso a vítima recupere o aparelho basta realizar o mesmo processo, entrar em contato com prestadora ou com a delegacia de policia (nos estados que aderiram à iniciativa).

A opção de segurança é uma opção útil para inibir a ação de criminosos, e em caso de roubo pode também proteger os dados da vítima.

Por Bárbara Caldeiras

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas