O projeto OportunidadES está com inscrições abertas para os bairros Consolação e Santa Martha, em Vitória, Universal e Canaã, em Viana, e para todos os cariaciquenses. São mais 1.715 vagas abertas para os capixabas. O projeto já ofereceu em 2018 mais de 40 mil vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos, sendo mais de 14 mil vagas em cursos presenciais.

Desenvolvido pelo Governo do Estado, o OportunidadES estabeleceu novas metas para este ano. “Em 2017, a meta era ofertar 40 mil vagas, entre cursos presenciais e a distância, para a população. Nós ultrapassamos a meta e oferecemos 68.113 vagas, distribuídas nas duas modalidades. Estivemos em 47 bairros da Grande Vitória de forma presencial e mais de 100 mil capixabas se inscreveram em todas as ofertas. Para 2018 vamos trabalhar para aumentar esses números”, destacou o secretário da Secti, Vandinho Leite.

As inscrições para todas as ofertas devem ser feitas pelo site do projeto (www.oportunidades.es.gov.br) e os prazos são diferentes para cada. Os candidatos da capital do Estado podem garantir uma vaga até o próximo domingo (25). Para eles 590 vagas estão disponíveis em 19 opções de cursos de diferentes áreas.

Já os moradores de Universal e Canaã, em Viana, podem escolher entre 24 opções de cursos, também de áreas distintas. Ao todo, 615 vagas estão abertas para os bairros e as inscrições terminam na próxima segunda-feira (26).

E na oferta que contempla todos os moradores de Cariacica o prazo para conseguir uma vaga é maior: encerra no dia 1º de abril. Para os cariaciquenses 510 vagas estão abertas em 17 opções de cursos distintos. Essa já é a segunda oferta de cursos gratuitos do OportunidadES para todos os moradores da cidade.
Todos os cursos são presenciais e possuem carga horária de 40 horas. As aulas serão ministradas por professores do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, que emite os certificados para os alunos que forem aprovados. O material didático e os insumos utilizados nas aulas práticas são oferecidos gratuitamente pelo projeto para os classificados nas ofertas.

Clique aqui e confira os cursos disponíveis para cada localidade.

Inscrições

Para se inscrever o candidato deve acessar o site do projeto (www.oportunidades.es.gov.br) e preencher corretamente a ficha de inscrição. A seleção é feita por ordem de inscrição e o prazo é diferente para cada oferta.
Abaixo prazo para inscrição em cada oferta:

• Vitória:
Consolação e Santa Martha– até domingo (25).

• Viana:
Universal e Canaã – até segunda-feira (26).

• Para todos os moradores de Cariacica: até o dia 1º de abril.

Requisitos

São pré-requisitos para participar das ofertas o candidato ter acima de 16 anos e residir em Vitória, para os cursos na cidade, ou em Viana, para os cursos no município. Sendo as vagas preferenciais para os moradores dos bairros contemplados. Já na oferta de cursos em Cariacica o morador de qualquer bairro da cidade pode participar.

Nos cursos da área da Saúde o candidato deve ter mais de 18 anos.

Resultados

A lista com os aprovados em cada oferta será divulgada no site do OportunidadES (www.oportunidades.es.gov.br) em datas distintas:

• Consolação e Santa Martha: quarta-feira (28);
• Universal e Canaã: quinta-feira (29);
• Para todos os moradores de Cariacica: 05 de abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *