Considerada um dos maiores eventos do setor de rochas ornamentais das Américas, em sua 43ª edição, a Vitória Stone Fair l Marmomac Latin America reúne mais de 300 expositores dentre brasileiros e internacionais de países como Angola, Bélgica, China, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Coreia do Sul, França, Índia, Inglaterra, Itália, Portugal, Rússia, Singapura, Suécia, Turquia Venezuela e Vietnã. Essa internacionalização reforça a importância do setor de rochas brasileiro, reconhecendo a feira no mercado global como referência para o mercado de chapas e blocos, da construção civil, da arquitetura e do design.
Além da variedade de rochas naturais que serão lançadas no evento, os visitantes terão a oportunidade de conhecer novas formas de beneficiamento das pedras, insumos, maquinários, novas tecnologias, aplicabilidade da pedra, além de participar de palestras.
Uma das novidades desta edição, é a Stone Square, espaço que dá acesso a entrada da feira. Assinado pela arquiteta Vivian Coser e execução de empresas de pedras brasileiras, o ambiente irá apresentar as possibilidades de aplicabilidade dos materiais naturais em pisos, bancos e blocos, seus tratamentos e formas de apresentação do produto.
“Este espaço é o início de um novo conceito que queremos agregar a Vitória Stone Fair l Marmomac Latin America. Além do mercado consolidado dos blocos e das chapas que inclui pisos e revestimentos, a feira irá demonstrar as diversas possibilidades da aplicabilidade da rocha natural também em objetos de design. Nosso intuito é agregar valor a pedra, a fim de expandir os mercados com a diversificação de produtos tradicionalmente trabalhados no setor”, pontua o diretor da Milanez & Milaneze, Alberto Piz.
Mercado e exportações
As rochas ornamentais capixabas estão mais valorizadas no mercado internacional. Numa estratégia dos empresários do segmento, o preço dos mármores e granitos subiu mais de 6% no último mês de abril, se comparado ao mesmo período do ano passado. No acumulado, a alta é de 1,31%, em relação a 2016.
Os dados são do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e apontam também a hegemonia dos Estados Unidos como principal consumidor das rochas brasileiras no mundo, ao importarem US$ 222,4 milhões de janeiro a abril deste ano; seguidos pela China, com US$ 34,6 milhões no mesmo período.
Itália foi um dos poucos países que registrou crescimento nas compras no intervalo analisado: 3,81%, passando de US$ 19,6 milhões, no ano passado, para US$ 20,3 milhões atuais, com forte demanda por blocos e chapas de granitos.
Tradicionalmente, o Espírito Santo é o estado com os números mais significativos de exportação de rochas do Brasil. Em 2017, continua na liderança como maior exportador de pedras do país, com uma participação de 82% no total vendido, somando, sozinho, US$ 277,4 milhões dos US$ 336,3 milhões exportados pelo Brasil de janeiro a abril de 2017.
O Brasil é reconhecido no mundo não só pela qualidade de seus materiais naturais, mas principalmente, pela enorme variedade de mármores e granitos, entre básicos e exóticos, quartzitos, ardósias e pedras translúcidas, disponível em um só território, com mais de 1.500 pedreiras ativas.
Para o presidente do Sindirochas, Tales Machado, a feira é geradora de um impacto positivo tanto na economia local e nacional quanto na movimentação do mercado internacional, contribuindo para as exportações.
Este ano também acontece a entrega do prêmio Marmo + Mac Latin America Award. Promovido pelo Grupo VeronaFiere, a homenagem prima pelo reconhecimento à personalidades e empresas que se destacaram pelo seu trabalho e contribuição para o setor de rochas ornamentais.
Além dessas novidades, a Vitória Stone Fair recebe mais de 100 compradores internacionais de diversos países por meio do projeto Buyers Club. Com apoio da Abirochas e Apex, o projeto incentiva a vinda de empresas de várias localidades do mundo à feira.
Palestras
Contemplando os mais diversos segmentos de rochas ornamentais, construção civil, arquitetura, entre outros, a feira de negócios promove palestras, mesa redonda e debates gratuitos, com os temas: “Inovação e Sustentabilidade no Desenvolvimento Urbano”, “Promovendo a pedra natural nos Estados Unidos e no mundo”, “O uso das pedras naturais como fachadas ventiladas”, “Mercado de rochas ornamentais no mundo árabe”, “Plano Nacional da Cultura Exportadora – PNCE”, dentre outros.
Profissionais de renome estão confirmados na programação, a exemplo do arquiteto José Roberto Moreira do Valle, de São Paulo, que participa da mesa redonda “Inovação e Sustentabilidade no Desenvolvimento Urbano” e do analista de Comércio Exterior Aristóteles Benício, responsável pelo assunto “Plano Nacional da Cultura Exportadora – PNCE”.