Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Linha Verde será retomada na semana que vem com carona solidária

Linha Verde CamburiOs veículos que estiverem transportando três pessoas ou mais poderão utilizar a faixa exclusiva de ônibus, táxis e vans, a Linha Verde, na avenida Dante Michelini, em Camburi, a partir do dia 10 (terça-feira). O projeto da Linha Verde será retomado com essa novidade na semana que vem, contemplando também os motoristas de transporte por aplicativos, como o Uber.

“A nossa ideia é favorecer o transporte de massa, o transporte coletivo como um todo, e a ‘Carona Solidária’ é uma forma de melhorar a mobilidade urbana dentro do conceito de coletividade”, afirmou o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Tyago Hoffman.

O secretário informou que a orientação e a educação serão a base da ação e que, inicialmente, o incentivo à carona terá caráter educativo. Para isso, haverá reforço da guarda municipal de trânsito. O projeto está em fase de testes e seguirá com adaptações e ajustes, de acordo com a necessidade.

Para a prefeitura de Vitória, os motoristas respeitarão a Linha Verde, com o veículo tendo o número necessário de passageiros. Já os motoristas que não respeitarem, serão parados e advertidos pela guarda. “Será um processo de adaptação e se for necessário mais de 30 dias para que a população entenda o processo, assim faremos. A guarda municipal estará no local, apenas, para orientação. Flagrando um motorista dirigindo sozinho na faixa, o condutor será parado pela Guarda e advertido”, detalhou. E acrescentou que as câmeras de videomonitoramento também tem capacidade para flagrar os condutores que insistirem em desrespeitar a sinalização.

Ônibus

A Linha Verde, desde que começou, já ganhou uma linha especial de ônibus para atender os passageiros que utilizam o transporte coletivo municipal no trajeto entre a Enseada do Suá e o bairro Jardim Camburi. O ponto está sendo na rua Caetano Tunholi, em frente ao Hortomercado, do outro lado da avenida Nossa Senhora dos Navegantes.

O coletivo recebeu o número 295 e conta com ar-condicionado, fazendo paradas nos pontos para embarque e desembarque de passageiros com passagem a R$ 5,00. A Prefeitura avalia a implantação de um ônibus convencional para fazer o mesmo itinerário.

Outra alteração após a implantação da Linha Verde foi o ajuste no tempo dos semáforos. Nos três primeiros sinais após a Ponte de Camburi (sentido Jardim Camburi) foi feita uma ampliação de seis segundos. “O objetivo é garantir maior fluidez ao trânsito, liberando mais o tráfego na ponte. Esse tempo vai fazer grande diferença”, explicou Tyago.

Painel eletrônico
Outra ferramenta utilizada pela Prefeitura no projeto Linha Verde foi a instalação de um painel eletrônico de mensagem variável na altura da praça dos Namorados, na avenida Saturnino de Brito, indicando aos motoristas o momento que eles devem mudar de faixa. “Isso é para evitar que os condutores mudem de faixa com muita antecedência”, informou Hoffmann. (Com informações de Bárbara Caldeiras)

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas