Dólar Em baixa
5,234
17 de abril de 2024
quarta-feira, 17 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,234

Lideranças acompanham filmagem das redes feita por robô

Lideranças acompanham filmagem das redes feita por robô (1)O robô que a Cesan está utilizando para verificar se há ligações de esgoto indevidas na rede de drenagem, em uma área de Jardim Camburi, teve suas operações acompanhadas por moradores do bairro. Na última sexta-feira (14). lideranças comunitárias seguiram o trabalho que pode contribuir para melhorar a qualidade da água do córrego Camburi.

Este pequeno rio passa, canalizado, por dentro do bairro e deságua no final da praia de Camburi próximo ao Viaduto. Todos os imóveis da região do entorno do córrego já estão ligados na rede de tratamento de esgoto. Por isso, a Companhia está testando o equipamento e esta metodologia para fazer um pente fino  e checar se encontra alguma ligação indevida que esteja lançando esgoto na drenagem e poluindo o rio.

Análises laboratoriais da água do rio apontaram para esta possibilidade, que pode ser uma das causas da poluição do manancial. A partir do estudo, foi possível delimitar o trecho do bairro para ser feita a inspeção. O procedimento consiste em, após comunicar o município sobre o início dos trabalhos, utilizar um robô com uma câmera instalada, que entra nas redes de drenagem para identificar se há ponto de lançamento de esgoto.

Participaram da visita o presidente da Associação de Moradores e Amigos de Jardim Camburi (Amojac), Jair Teixeira Filho, e Evandro dos Santos Matheus, secretário da Associação Comunitária de Jardim Camburi (ACJAC). “A metodologia adotada pela Cesan parece bem adequada. Esperamos que dê o resultado esperado”, afirmou Matheus. Já o presidente da Amojac, disse que o acompanhamento facilita o repasse das informações para os outros moradores do bairro. “É um trabalho de parceria para termos sucesso lá na frente. Nossas expectativas são as melhores”, disse.

Lideranças acompanham filmagem das redes feita por robô (4)Fase de teste
O diretor Operacional, Luiz Cláudio Rodrigues, explica que depois que a Cesan implanta as redes de coleta e tratamento de esgoto muitos proprietários ligam os imóveis espontaneamente. Também é feito o trabalho de conscientização dos que não se ligaram e parceria com as Prefeituras que fazem a fiscalização.

“Como nesta área todos os imóveis estão ligados e as análises da água do córrego Camburi indicaram presença de esgoto, resolvemos testar esta inovação. Após mapear os pontos vamos fazer o planejamento do serviço de correção retirando as possíveis ligações encontradas na drenagem e transferindo-as para a rede de coleta e tratamento de esgoto”, explica Rodrigues.

Essa tecnologia é utilizada em áreas onde todos os imóveis estão ligados na rede de coleta e tratamento, mas ainda se percebe presença de esgoto dentro da rede de drenagem de água da chuva. A expectativa é que, após eliminar esses lançamentos de esgoto, caso existam, a qualidade da água do Córrego Camburi melhore no ponto em que ele sai da drenagem no final da praia.

Serão vistoriados 800 metros de rede de drenagem em uma área delimitada do bairro Jardim Camburi que faz parte da bacia do Córrego. Após análise dos resultados, a Companhia vai avaliar a expansão para outras áreas. “É um refinamento do trabalho de ligação dos imóveis na rede de coleta de esgoto, um pente fino”, afirma o diretor.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas