Redação Multimídia ESHOJE
A obra de contenção de encosta no Morro do Forte São João, na Avenida Vitória, foi concluída na manhã desta segunda-feira (28). Com o fim dos trabalhos, o trecho que fica próximo a Curva do Saldanha, e que estava parcialmente bloqueado desde fevereiro deste ano, foi liberado para o trafego de veículos por volta das 10h.
O prefeito Luciano Rezende estava presente na liberação da via, para fazer as inspeções finais antes da liberação. Ele disse que o monitoramento da área continuará, já que a encosta se encontra em uma área instável.
“Seguramos a parte que estava cedendo e vamos continuar monitorando a encosta com a Defesa Civil. É mais uma das ações da prefeitura de contenções de encosta numa área que estava instável depois das chuvas de dezembro”, disse o prefeito.
Luciano ainda disse que a Prefeitura está com o mesmo trabalho em outras 60 áreas de risco de desabamento de encostas em todo o município de Vitória. “Algumas estão sendo concluídas agora. Acabamos de entregar a obra de Joana D’arc , numa área onde deslizou três casas, e a defesa civil continua permanentemente monitorando toda a região”, afirmou o prefeito.
Quem ficou satisfeito com as obras foram os moradores da comunidade do Romão. Gilson Barcelos, presidente do movimento comunitário disse que tudo ocorreu conforme o planejado.
“Estamos contentes, porque antes era um perigo de rolar pedra, e acontecer coisas piores. Graças a Deus o prefeito deu uma atenção aqui. É uma obra que nos dará maior segurança”, comentou Gilson.
Para que a obra fosse feita, a Prefeitura de Vitória interditou o tráfego em uma faixa, em direção ao Centro, e mudou o sentido de outra na mão contrária (o sentido original Centro-Avenida Vitória, passou a ser Avenida Vitória-Centro). A interdição gerou retenção no trânsito e muita reclamação dos motoristas por causa do tempo de espera.
De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Obras (Semob), o serviço de contenção da encosta do Forte São João, bairro situado acima da Curva do Saldanha, começou em fevereiro. As obras custaram cerca de R$ 5,4 milhões.
Foram colocados, aproximadamente, 500 grampos – alguns com até cinco metros de profundidade – e uma tela importada de alta resistência sobre as rochas quebradas para evitar que voltem a cair sobre a pista. Por conta das fortes chuvas de dezembro do ano passado, uma quantidade de terra deslizou do morro e caiu sobre a pista e precisou ser fechada.