Dólar Em alta
4,993
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
4,993

Leucemia pode não apresentar sintomas imediatos

Recentemente a atriz Suzana Vieira divulgou que está com leucemia há três anos e que vem fazendo tratamento para conter a doença. A leucemia é o câncer dos tecidos formadores de sangue, incluindo a medula óssea. Com causa desconhecida na maioria das vezes, a leucemia afeta os glóbulos brancos e tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.

A hematologista do Núcleo Especializado em Oncologia (Neon), Alessandra Barbosa Cazeli, explica que a leucemia é um dos cânceres do sangue mais conhecidos e que tudo começa na medula óssea, líquido gelatinoso que ocupa o interior dos ossos e produz os componentes do sangue, que são as hemácias, ou glóbulos vermelhos, os leucócitos, ou glóbulos brancos e as plaquetas. A leucemia acontece quando os glóbulos brancos perdem a função de defesa e passam a se produzir de maneira descontrolada.

Alguns sintomas podem ser percebidos, dentre eles, febre contínua muitas vezes sem causa aparente, manchas vermelhas minúsculas na pele, infecções recorrentes, perda de peso sem esforço, sangramento fácil ou hematomas, hemorragias nasais recorrentes, transpiração excessiva, entre outros.

“É importante ressaltar que alguns pacientes possuem o tipo de leucemia de crescimento lento, denominada crônica, nestes casos, os sintomas podem não ocorrer de forma precoce e muitas vezes o diagnóstico é feito após realização de exames de rotina. A leucemia aguda depois de instalada progride rapidamente, exigindo que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico” ressalta Alessandra.

No tratamento da leucemia, as células cancerígenas são destruídas para que a medula óssea possa voltar a produzir células sanguíneas normais. O tratamento inclui quimioterapia, controle das complicações decorrentes principalmente das infecções e das hemorragias.

“Os tratamentos avançam a cada ano na conquista da cura da leucemia com a descoberta de novas medicações. Mesmo nos casos mais graves que exigem o Transplante de Medula Óssea, a resposta ao tratamento vem melhorando muito. É importante lembrar que quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de cura”, finaliza a hematologista.

A leucemia no Brasil é o 9º câncer mais comum entre os homens e o 11º entre as mulheres, Segundo a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale).

 Saiba mais sobre a leucemia

As leucemias se dividem nas categorias mieloide e linfoide, de acordo com a célula envolvida.

São classificadas de acordo com a velocidade de divisão dessas células: leucemia crônica, quando essa divisão é mais lenta, e leucemia aguda, quando a velocidade é rápida.

Existem quatro tipos principais de leucemias: Leucemia Mieloide Aguda (LMA), Leucemia Mieloide Crônica (LMC), Leucemia Linfoide Aguda (LLA), Leucemia Linfoide Crônica (LLC).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas